RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

domingo, 5 de janeiro de 2020

RAUL SEIXAS - RAUL SEIXAS AO VIVO: ÚNICO E EXCLUSIVO/RAUL VIVO (REMASTERIZADO) (1984/1993)





"Eu vou chamar, o primeiro... o único roqueiro do brasil: RAUL SEIXAS!!!" era assim que começava o show do raul na SOCIEDADE ESPORTIVA PALMEIRAS no ano de 1983, em pleno ano que comemorava o sucesso da música CARIMBADOR MALUCO que foi tema do programa PLUNCT PLACT ZUM da rede globo, e daí veio o disco da capa azul que teve altas vendas pela GRAVADORA ELDORADO. mas antes disso, antes de concluir as gravações do disco (que incluiria o CARIMBADOR MALUCO na segunda tiragem), raul fez esse show em são paulo, para escolher uma música que pudesse colocar no disco. aí teve a ideia de fazer o único show e exclusivo que tivesse as releituras de vários clássicos do rock, que contasse desde ELVIS PRESLEY, ARTHUR CRUDUP, CHUCK BERRY, CARL LEE PERKINS, entre outros que foram inspiração para raul. e nisso veio a conhecida SO GLAD YOU'RE MINE que foi gravada nesse dia, e assim foi incluída no disco da capa azul, também conhecida como CARIMBADOR MALUCO, já postado aqui. além dessa, houve releituras de MY BABY LEFT ME, ROLL OVER BEETHOVEN, BLUE SUEDE SHOES, e alguns que foram conhecidas antes por ele através dos discos OS 24 MAIORES SUCESSOS DA ERA DO ROCK de 1973 e RAUL ROCK SEIXAS de 1977 (é desse que veio o medley BLUE MOON OF KENTUCKY/ASA BRANCA que se tornou conhecida pela junta dos ídolos ELVIS PRESLEY e LUIZ GONZAGA, ou então pode se dizer rock com baião. e raul relembrou nesse show). e fora isso, raul relembrou alguns dos seus sucessos como ROCK DO DIABO, MALUCO BELEZA, ROCK DAS "ARANHA" e o hino SOCIEDADE ALTERNATIVA, dando o resumo do melhor show que foi feito onde ele conta um pouco de cada música de onde surgiu, e como ficou conhecida. Como todos já sabem, desde 1981 raul tinha problemas de saúde devido ao alcoolismo, e nas diversas apresentações raul esquecia das letras das suas composições, e nesse show mandou ver apenas nos clássicos em inglês, enquanto os clássicos dele era improvisada devido a isso. O ponto alto da apresentação fica no ROCK DAS "ARANHA" em que ele conta que foi o percussor da aranha (originalmente foi lançada em 1980 no disco ABRE-TE SÉSAMO) e a música era proibida de tocar nas rádios devido a censura. No contexto, essa música foi censurada, e em 1983 ainda tinha a ditadura militar onde proibia certas músicas. E por essa raul diz que existe, aliás existia, o cujo dicionário da censura, que era referente a proibição da execução desse clássico. 
após esse show, o disco CARIMBADOR MALUCO foi lançado e teve altas vendas por conta disso, mas no ano de 1984, devido ao sucesso da música, raul seria contratado pela SOM LIVRE para gravar o disco METRÔ LINHA 743. mas quando o METRÔ LINHA 743 foi lançado no mês de junho de 84, a gravadora eldorado aproveitou pra lançar sem alguma permissão do raul, o primeiro disco ao vivo em vida, que se chamou como RAUL SEIXAS AO VIVO - ÚNICO E EXCLUSIVO (título que deu após raul dizer no show que esse seria o único a fazer, e não teria outros). fato foi que quando foi lançado, teve altas críticas, com exceção de alguns, e esse foi o motivo da qual atrapalhou as vendas do disco METRÔ LINHA 743 (que só obteve a faixa título como sucesso e a música MAMÃE EU NÃO QUERIA que foi censurada), e isso revoltou raul por conta dessa jogada de marketing da gravadora. e acabou ficando assim mesmo. 
RAUL SEIXAS AO VIVO - ÚNICO E EXCLUSIVO foi lançado apenas com 9 faixas, deixando de fora ROCK DO DIABO, ROCK DAS "ARANHA", MALUCO BELEZA e SOCIEDADE ALTERNATIVA. 
9 anos depois do lançamento desse disco, a gravadora eldorado aproveitou para lançar o disco póstumo chamado RAUL VIVO, que seria uma versão estendida do disco RAUL SEIXAS AO VIVO - ÚNICO E EXCLUSIVO de 1984, com todas as músicas apresentadas no show da sociedade esportiva palmeiras, além de algumas faixas do segundo show feito meses depois no SPORT CLUB CORINTHIANS para comemorar o lançamento do disco de 1983, onde reviveu alguns sucessos, além de algumas músicas do disco CARIMBADOR MALUCO. porém, RAUL VIVO se tornou um dos melhores discos ao vivo do raul, onde reuniu as duas apresentações mostrando a nova fase que duraria pouco tempo (a menos que os anos anteriores), voltando a ser reconhecido somente no ano de 1987. 
RAUL VIVO foi lançado tanto em lp, em fita cassete e em cd, mas com tamanhas diferenças. na versão em lp e em fita cassete, não foi lançado com todas as 18 faixas, deixando de fora as músicas SO GLAD YOU'RE MINE, MY BABY LEFT ME, AIN'T SHE SWEET e DO YOU KNOW WHAT MEANS TO MISS NEW ORLEANS  devido a cronometragem do tempo para as duas versões. mas elas só foram incluídas apenas na versão em cd, e permanece até hoje. quanto para o RAUL SEIXAS AO VIVO... esse ficou fora de catálogo por muito tempo, só voltando a aparecer em 2002 no formato em cd, com a capa totalmente alterada, tendo nada a ver com a capa acima, o que se diz que sofreu alterações nas imagens, assim como aconteceu com outros discos que foram lançados pela gravadora eldorado, como o disco de 1983, o RAUL VIVO e o SE O RÁDIO NÃO TOCA de 1994, e até hoje pra encontrar com a própria capa original... é difícil. por essa razão, aqui está os dois discos juntos com as 18 faixas que foram apresentadas nesses 2 shows históricos do raul no ano de 1983. 


OBSERVAÇÃO: RAUL VIVO foi relançado várias vezes, e a qualidade de som era muito baixa, sem alterações com o passar dos anos, principalmente nas plataformas digitais. para uma nova etapa, eu consegui fazer várias modificações para esse disco, e deu muito trabalho pra deixar melhor. como disse, a qualidade de som do cd era baixa, e ainda é até hoje. por conta disso, consegui aumentar o volume para ficar mais alto possível e mais nítido para ouvir (tarefa que eu não conseguia fazer em alguns discos que teve esse mesmo problema). outra tarefa foi o ajuste apenas nos graves de cada música que eram mais baixos ainda, e era difícil de ouvir. e dessa vez agora ficou melhor possível. outro detalhe maior ficou na música ROCK DO DIABO, que na versão do disco, foi editado apenas no começo, cortando algumas falas. por sorte, eu encontrei a mesma música no YOUTUBE com uma cuja versão estendida que não foi apresentada no disco, contando com essas partes, principalmente o anúncio para a entrada de raul ao palco, que não foi colocada. com esse motivo, consegui fazer um mix, colocando apenas essas partes que ficaram de fora da música, e juntei tudo com a versão do cd, pra mostrar como era exatamente o começo, antes de ser editada pela gravadora. 




01. Rock do Diabo (versão estendida, e exclusiva do blog) 
02. So Glad You’re Mine
03. My Baby Left Me
04. Ain’t She Sweet
05. Do You Know What Means To Miss New Orleans
06. Barefoot Ballad
07. Blue Moon Of Kentucky/Asa Branca
08. Roll Over Beethoven
09. Blue Suede Shoes
10. Be-Bop-A-Lula
11. Rock das Aranhas
12. Maluco Beleza
13. Sociedade Alternativa
14. Rockixe
15. Metamorfose Ambulante
16. O Trem das Sete
17. Prelúdio
18. Medley: Gita/Ouro de Tolo/Eu Nasci Há 10 Mil Anos Atrás






DOWNLOAD AQUI


Nenhum comentário:

Postar um comentário