RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

CELLY CAMPELLO - DIGA QUE EU MANDO UM ALÔ (1976)





Os anos 70 foi difícil para diversos artistas que fizeram parte da jovem guarda. como o fim da jovem guarda aconteceu no ano de 1969, muitos decidiram mudar e conhecer novos ritmos para prosseguirem a carreira, e outros encerraram por aí. a CELLY CAMPELLO por exemplo viu o declínio acontecer no começo dos anos 70, onde seus sucessos não eram mais reconhecidos como antes, mas continuou a gravar alguns compactos mas não obteve sucesso. Mesmo assim algumas coisas aconteceram. 

Assim que ela foi contratada pela gravadora RCA (atual sony music), gravou um compacto... e foi a mesma coisa, até que no ano de 1975 foi convidada para participar no festival HOLLYWOOD ROCK junto com seu irmão, TONY CAMPELLO. Além dos dois, nesse festival teve outros artistas como ERASMO CARLOS, RITA LEE, RAUL SEIXAS, O PESO, entre outros (e esse registro foi lançado em filme sob o nome de RITMO ALUCINANTE, e lançado em disco que não contava com os registros do festival, mas manipulado com as músicas de estúdio com o acréscimo de palmas, além de terem escolhido raul, erasmo, rita lee e o peso na trilha, porque ambos eram contratados pela PHONOGRAM (universal music) e a celly não fazia parte). Mas isso ainda foi pouco. No ano seguinte, em 1976, a rede globo transmitiu a novela ESTÚPIDO CUPIDO, e o enredo da novela era baseado nos anos 60, na era do iê iê iê da jovem guarda, tanto que na trilha sonora da novela contou com as clássicas ESTÚPIDO CUPIDO que é faixa título da novela, e BANHO DE LUA, ambas foram sucessos na década de 60, e imortalizadas até hoje. Graças a novela, celly campello retornou a carreira, e aí lançou esse disco aqui, que é o sétimo, porém último, da qual trouxe a releitura das duas músicas com novos arranjos, e isso a ajudou muito. No compacto em que contava com esse pout-pourri, já dizia que a ESTÚPIDO CUPIDO fazia parte da trilha sonora da novela, e isso ajudou muito nas vendas na gravadora (isso por outro lado porque a EMI ODEON (atual universal music) também lançaria o compacto sob o nome de anos 60, que contava com a mesma ESTÚPIDO CUPIDO e BANHO DE LUA nas versões originais, e isso não atrapalhou). Aí celly voltou a fazer alguns shows, e assim veio a música DIGA QUE EU MANDO UM ALÔ que foi sucesso, e assim continuou. 
Esse disco pode ter sido o último, mas foi o primeiro e único a discografia dela, a passar por novos ritmos que não constava nos outros, ainda mais no quesito pós jovem guarda, e esse disco vendeu bem. Há destaques maiores aqui além das citadas, como NÃO QUERO NEM SABER, JOLENE, A ESTAÇÃO, entre outras, mas o que destaca mais ainda é na música OS ANOS 60 que é conhecida originalmente pelo trio SÁ, RODRIX E GUARABYRA, numa versão bela de ouvir na voz dela. 
Pra terminar, o ano seguinte para a celly foi como o fim do que poderia ter continuado. Ela participou no último capítulo da novela estúpido cupido, e gravou mais um compacto. Mas o sucesso, chegou ao fim (não foi só com ela, mas assim como eu disse no começo, os artistas da jovem guarda, com exceção do ROBERTO CARLOS, não eram mais reconhecidos, mesmo lançando inúmeros discos, e cabe a questão de que o rock estava se tornando mais comercial do que antes, no pensamento deles). Com o declínio, celly gravou mais 3 compactos, ambos foram colocados aqui como bônus dando uma soma de mais um disco que poderia ser lançado, dando o total de 12 músicas. Poucas coisas foram conhecidas como A SAUDADE que é versão de IT' A HEARTACHE conhecida pela BONNIE TYLER, a versão bela de DON'T CRY FOR ME ARGENTINA, ESTAMOS AFIM ao lado do seu irmão TONY CAMPELLO, VOLTEI A SER FELIZ, e outros mais. E com isso, celly não gravou mais nenhum disco, para se dedicar a família. 
As décadas seguintes ninguém se falava mais na celly campello desde então, mas alguns fatos apareceram depois, o que foi difícil pra ela. Ela reapareceu no ano de 1993 na tv cultura junto com o irmão TONY CAMPELLO no programa ensaio, e anos depois, ela morreu no ano de 2003, vítima de câncer de mama, nos deixando o legado da sua voz, e das suas interpretações de inúmeros clássicos, além de ESTÚPIDO CUPIDO e BANHO DE LUA, assim como outros, continuam sendo lembrados até hoje.  


01 - diga que eu mando um alô (please tell him i said hello)

02 - não quero nem saber (that´ll be the today)
03 - os anos 60
04 - jolene (jolene) 
05 - cante (enquanto houver canção) (while the music still goes on)
06 - pout-pourri:
* estúpido cupido (stupid cupid) 
* banho de lua (tintarella del luna) 
07 - vamos começar tudo outra vez (right back where we started from) 
08 - a estação (station) 
09 - alguém é bobo de alguém (ev´ry body´s some body´s fool)
10 - é mais um dia
11 - no fim do mundo
12 - deixe o amor entrar (let your love flow) 

FAIXAS BÔNUS incluídas aqui especialmente para o blog:

13 - nosso amor é para sempre (love will keep us together)  * 
14 - a casa de cortinas amarelas * 
15 - don´t cry for me argentina **
16 - insisto, amor (isn´t she lonely) **
17 - são entre dois amores (torn between two lovers)  ** 
18 - a saudade (it´s a heartache) * **
19 - dina ***
20 - o que eu sinto por você  ***
21 - você me fez brilhar *** 
22 - estamos afim - com TONY CAMPELLO ****
23 - chovendo em meu coração (raining in my heart)  ****
24 - voltei a ser feliz (you needed me) ****



* faixas do compacto de 1976

** faixas do compacto duplo de 1977, tendo a música A ESTAÇÃO (segunda faixa do lado A, e consta no disco de 1976) 
*** faixas do compacto duplo de 1978
**** faixas do compacto duplo de 1979, tendo a música DEIXE O AMOR ENTRAR (segunda faixa do lado B, e consta no disco de 1976) 




DOWNLOAD AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário