RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

CHICO BUARQUE & MARIA BETHÂNIA - AO VIVO (REMASTERIZADO) (1975)

 




Um dos melhores discos da música popular brasileira com gravação ao vivo nos anos 70 que teve problemas foi esse aqui. Lançado no ano de 1975 na plena era da ditadura militar que faziam de tudo pra censurar várias músicas, composições e trabalhos, CHICO BUARQUE e MARIA BETHÂNIA, ambos contratados pela gravadora PHILIPS, e em pleno auge do sucesso, se juntaram para fazer uma temporada de shows no rio de janeiro na extinta casa de shows, o CANECÃO, onde além deles, passaram inúmeros artistas consagrados da música, que deixaram histórias. 
Nesse show, os dois cantam e interpretam vários clássicos já conhecidos como SINAL FECHADO, QUEM TE VIU, QUEM TE VÊ, COM AÇUCAR E COM AFETO, NOITE DOS MASCARADOS, além de interpretações inéditas com a Maria Bethânia na clássica GITA conhecida pelo RAUL SEIXAS, e músicas inéditas como VAI LEVANDO interpretado pelos dois, COBRAS E LAGARTOS, GOTA D´ÁGUA, SEM AÇUCAR, FLOR DA IDADE e BEM QUERER. 
Porém, o que deu problema maior foi a inédita TANTO MAR, que esteve presente nos shows, mas teve restrições para o disco. TANTO MAR trata-se de uma saudação que Chico fez a REVOLUÇÃO DOS CRAVOS (também chamada como REVOLUÇÃO DE ABRIL ou apenas 25 DE ABRIL) que ocorreu na cidade de portugal, na plena era da ditadura militar que aconteceria lá também no ano de 74. Mas a música foi gravada um pouco antes de estar presente nos shows, e chegou a ser conhecida em portugal. Mas para o brasil, a letra foi vetada, e para estar presente no setlist das apresentações, deram a condição de que fosse tocada em instrumental, o que aconteceu de fato para o disco também. Com isso, para as apresentações e no disco, TANTO MAR aparece como instrumental, e lá em portugal, a mesma foi apresentada com sua letra original, o que para o disco aparecia a etiqueta dizendo: incluindo TANTO MAR versão cantada. 
Só que depois desse problema, TANTO MAR foi liberada pela censura com uma letra totalmente modificada, entrando depois no disco lançado no ano de 1978.  
Até hoje, o disco CHICO BUARQUE & MARIA BETHÂNIA AO VIVO foi relançado em cd várias vezes, sem alterações da música TANTO MAR, deixando como instrumental mesmo, enquanto a versão cantada só existiu apenas na versão em lp de portugal. Com isso, pra trazer esse disco ao blog, eu encontrei a versão cantada de TANTO MAR, mesmo extraída no youtube do lp da versão de portugal, trago junto com as outras faixas da sequência, no lugar da versão instrumental, pra vocês saberem exatamente como seria o disco em ambas as versões lançadas no brasil e em portugal. E isso foi feita de forma exclusiva para o blog, além da melhoria da qualidade do disco que antes era baixo. Mas vale a pena conferir.   



01 - olê, olá
02 - sonho impossível (the impossible dream)
03 - sinal fechado
04 - sem fantasia
05 - sem açucar
06 - com açucar e com afeto
07 - camisola do dia 
08 - notícia de jornal
09 - gota d´água
10 - tanto mar (versão cantada) - áudio extraído do lp lançado em portugal, no lugar da instrumental. 
11 - foi assim 
12 - flor da idade
13 - bem querer
14 - cobras e lagartos 
15 - gita
16 - quem te viu, quem te vê
17 - vai levando
18 - noite dos mascarados 






3 comentários:

  1. Muito obrigado por essa raridade!

    ResponderExcluir
  2. O Rei Daniel Skiter Terceiro, é um farol que orienta os navegantes, com muito respeito, Sempre Parabéns !!! . Para mim uma pena, nesse disco ao vivo, Chico & Bethania - Bethania canta GITA, InCoMpLeTa . - raulzimdimaio @gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida, um dos melhores discos de MPB de todos os tempos 👍

    ResponderExcluir