RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

segunda-feira, 3 de abril de 2023

BELCHIOR - CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO (REMASTERIZADO) (1984)

 




CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO é um dos discos mais raros do BELCHIOR e o primeiro a fazer de forma independente depois do disco PARAÍSO do ano de 82 sendo esse o último pela gravadora WEA (warner music brasil). Depois desse disco, Belchior se juntou com um sócio para montar a gravadora PARAÍSO DISCOS (nome referente ao disco anterior) no ano de 83, e assim fez as gravações para o CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO que foi lançado no ano de 84, e teve boa divulgação nas rádios e na tv, dando destaque maior na regravação da música OURO DE TOLO, conhecida pelo RAUL SEIXAS, e que fez sucesso na versão do belchior. O disco também ganha destaques também em outras que ficaram conhecidas depois como a CANÇÃO DE GESTA DE UM TROVADOR ELETRÔNICO e BEIJO MOLHADO, e mais uma regravação, dessa vez com o FORRÓ NO ESCURO, num ritmo dançante. 
Tem uma curiosidade: as músicas ROCK-ROMANCE DE UM ROBÔ GOLIARDO e CANÇÃO DE GESTA DE UM TROVADOR ELETRÔNICO são praticamente as mesmas, tendo a diferença apenas por umas declamações que esteve no ROCK-ROMANCE... durando na faixa de 7 minutos, e ambas estiveram presentes no disco, como vocês podem ver. 
Esse disco foi lançado na época como lp e fita cassete, e muitos anos depois foi relançado em cd pela gravadora CAMERATI, que também foi do belchior, com todas as faixas do disco. Porém, anos mais tarde foi relançado de novo pela gravadora independente OUVER RECORDS, com as mesmas faixas, além de vir com faixas bônus alternativas. 
No caso, o conteúdo que está aqui, refere-se dessa nova edição com faixas bônus, e teve uma parte do repertório invertido, onde a música CANÇÃO DE GESTA DE UM ROBÔ ELETRÔNICO foi colocado como faixa bônus como versão alternativa, o que não procede (e que pra essa postagem, coloquei na sua ordem original referente ao disco, sem mais alterações além das faixas bônus). E a música OURO DE TOLO teve sim uma outra versão alternativa que ficou mais conhecida do que na versão original do disco de 84, estando presente em algumas coletâneas, assim que alguns discos independentes foram recuperadas e colocadas na gravadora MOVIEPLAY anos mais tarde. E provavelmente essas faixas bônus podem referir a versões que apareceram em compactos para a divulgação do disco antes de ser lançado. Não tenho tanta certeza sobre isso, mas provavelmente seja, mesmo que tenham algumas mudanças dos ritmos de cada música. 
Outro detalhe mais importante: como disse, esse disco foi relançado em cd várias vezes com capas diferentes, e uma dessas, como pode ver na foto acima, contava com o selo da gravadora PARAÍSO em verde na versão em lp. Em cd, no lugar do selo, era colocado o 1984 referente ao ano que foi lançado o disco, pra manter a capa (quase) original, além de ser totalmente remasterizado com a qualidade perfeita, que tanto é que é muito difícil de encontrar na internet. E agora trago ao blog pra quem quiser conhecer e relembrar esse disco. 



01 - ouro de tolo
02 - ploft
03 - brotinho de bambu
04 - rock romance de um robô goliardo
05 - canção de gesta de um trovador eletrônico
06 - o negócio é o seguinte
07 - beijo molhado
08 - onde jaz meu coração 
09 - forró no escuro 

FAIXAS BÔNUS: 
10 - ouro de tolo (versão alternativa)
11 - ploft (versão alternativa)
12 - beijo molhado (versão alternativa)




Um comentário: