RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

terça-feira, 14 de abril de 2020

RAUL SEIXAS - METRÔ LINHA 743 (EDIÇÃO ESPECIAL DE 20° ANIVERSÁRIO) (REMASTERIZADO) (1984)




O ano de 1984 foi cheio de reviravoltas para o RAUL SEIXAS. por conta do disco de 1983 (o de capa azul, já postado aqui sob o nome de CARIMBADOR MALUCO) que teve boas vendas e do tamanho sucesso da música CARIMBADOR MALUCO que serviu como tema do especial PLUNCT PLACT ZUM da rede globo, raul acreditava que no ano seguinte seria da mesma forma, mas acabou não acontecendo devido a muitas coisas, entre elas a sua saúde. assim que tudo isso tava indo bem, raul rescindiu contrato com a gravadora ELDORADO para ingressar ao cast da SOM LIVRE, já que CARIMBADOR MALUCO foi gravado para o especial em 83 (e a trilha foi lançada pela som livre, e a gravadora eldorado aproveitou pra acrescentar a música para o disco, para aumentar as vendas, começando pelo compacto que era separado, e depois acrescentado como bônus no disco), e com isso veio a chance de gravar um novo disco. e assim veio METRÔ LINHA 743, isso gravas a oportunidade que a gravadora deu após divulgar o trabalho do disco de 83, chegando a apresentar até no estádio do maracanã para um especial de natal.
mas antes de comentar sobre esse disco, outro problema veio a tona: a gravadora eldorado aproveitou que o disco METRÔ LINHA 743 foi lançado no mês de julho de 84, e lançou o disco RAUL SEIXAS AO VIVO - ÚNICO E EXCLUSIVO no mesmo mês. isso gerou problemas, que por conta das vendas do disco METRÔ LINHA 743 não ter atingido no máximo, fez com que o contrato que raul teria com a gravadora chegasse ao fim. mas antes chegou a participar do outro especial PLUNCT PLACT ZUM 2 nesse ano, mas cantando a música A GERAÇÃO DA LUZ que consta aqui. por conta disso, o disco não teve nenhuma divulgação e nem mesmo algum compacto para tocar nas rádios, mas por outro lado teve boas críticas. ainda mais que RAUL SEIXAS AO VIVO... não estava nos planos de ser lançado, mesmo que antes era desejo de raul, até então optar pra colocar a música SO GLAD YOU´RE MINE no disco de 83, e o resto fosse descartado. e por algum motivo, a gravadora eldorado lançou ao mesmo tempo, e atrapalhou as vendas, o que por um lado e outro, não teve sucesso, o que deixaram os fãs duvidosos.
agora sim, por fim METRÔ LINHA 743 é considerado um disco sóbrio, muito contrario dos discos anteriores (e na minha opinião, um dos mais fracos que já ouvi, mas tem algumas coisas), mas consta com a faixa título METRÔ LINHA 743 que teve conhecimento a mais que as outras faixas. não esquecendo que a música MAMÃE, EU NÃO QUERIA poderia ter sido uma das músicas a ser divulgada, mas acabou sendo proibida de ser executada nas rádios, ou pelo contrário, foi censurada, mas não deixou de ficar de fora do disco, e conta com a participação da mulher KIKA SEIXAS nessa faixa fazendo a mamãe, além de participar em algumas faixas como a CANÇÃO DO VENTO. também tem as músicas MAS I LOVE YOU (PRA SER FELIZ) que é uma das boas do disco, além de MEU PIANO e A GERAÇÃO DA LUZ que fecha o disco, e que fez parte da segunda trilha do especial PLUNCT PLACT ZUM 2 na rede globo. há também regravações (que na minha opinião ficaram fracas do que a versão original) de dois clássicos: O TREM DAS SETE (ou então TREM DAS 7) com uma nova versão com um coro acompanhado pelo raul, e EU SOU EGOÍSTA na versão simples, tendo a mixagem de dois canais sendo a bateria e o violão do lado esquerdo e a voz do raul com o baixo no lado direito (mas aqui eu fiz a nova mixagem, juntando todos os instrumentos e botando um efeito, pra ficar melhor do que era, mas pra confessar, eu não gostei da versão do disco), como se fosse gravado na época dos anos 60, coisa assim. e como bônus, a música ANARKILÓPOLIS que na verdade seria o começo do sucesso COWBOY FORA DA LEI antes de ser conhecida no ano de 1987, e raul tinha planos de colocar nesse disco, mas foi alterada logo depois. ANARKILÓPOLIS só foi conhecida no ano de 2002 numa coletânea com o mesmo nome e lançado pela som livre, e teve o subtítulo de COWBOY FORA DA LEI N°2 em razão da própria ter sido conhecida antes. e foi acrescentado aqui na edição de 20 anos desse disco. 
pra finalizar, a qualidade do disco era uma mesma que tinha nas versões anteriores no formato do cd tendo apenas uma remasterização fraca. e pra mudar isso, eu refiz a mixagem do disco, pegando o da versão anterior desse disco em cd (que na verdade o meu pai tem, e eu tenho essa edição dos 20 anos) e mudei a qualidade ficando mais nítida e melhor, principalmente na música EU SOU EGOÍSTA que ficou melhor que a original. 



01 - metrô linha 743
02 - um messias indeciso
03 - meu piano
04 - quero ser o homem que sou (dizendo a verdade)
05 - canção do vento
06 - mamãe, eu não queria - part. esp. de KIKA SEIXAS (voz como mamãe)
07 - mas i love you (pra ser feliz)
08 - eu sou egoísta ´84 
* citações musicais: tropicália / imagine / mr. tambourine man / gita 
09 - o trem das sete ´84
10 - a geração da luz
11 - anarkilópolis (cowboy fora da lei n°2) - faixa bônus da edição comemorativa 



DOWNLOAD AQUI




Nenhum comentário:

Postar um comentário