RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

domingo, 23 de janeiro de 2022

O INÍCIO, O FIM E O MEIO (TRIBUTO A RAUL SEIXAS) (EDIÇÃO ESPECIAL) (REMASTERIZADO) (1991)





Atendendo o pedido ao mestre raulseixista RAUL ZIM, trago ao blog esse tributo ao maluco beleza RAUL SEIXAS, lançado no ano de 1991 pela SONY MUSIC com diversos artistas de vários estilos, sendo boa parte que estavam fazendo sucesso no começo dos anos 90. apesar que esse é o único tributo que tenho do raul (mesmo que saíram muitos outros depois, como O BAÚ DO RAUL ao vivo de 2004 e 2014, além de projetos de artistas que reviveram os clássicos do raul assim como o ZÉ RAMALHO por exemplo), mas é um dos melhores já feitos até hoje em estúdio. 
originalmente foi lançado 2 anos depois da morte de raul, e a sony reuniu alguns artistas importantes da música para reviver os clássicos deixados, mas tá bem... não vou dizer que é tudo perfeito, porque tem inúmeros altos e baixos na questão de alguém regravar da mesma maneira da versão original, porque cada um tem seu estilo musical. mas temos aqui o RPM (que estava apenas com o PAULO RICARDO e o FERNANDO DELUQUI da formação original) revivendo o clássico GITA - porém tornou conhecida nesse ano para eles, dando o início da briga do RPM - que fez sucesso, CAETANO VELOSO com OURO DE TOLO e ADRIANA CALCANHOTTO com TREM DAS 7, ambos numa versão bem MPB que é o estilo deles. daí vem CIDADE NEGRA com MOSCA NA SOPA no estilo reggae que é a cara deles mesmo. NEY MATOGROSSO revive com METAMORFOSE AMBULANTE numa versão ao vivo extraída originalmente no disco NEY MATOGROSSO AO VIVO de 1989 e como faixa bônus aqui somente na versão em cd, mas vale relembrar que ney regravou em meados dos anos 70. ainda nesse tributo tem as bandas de rock como ULTRAJE A RIGOR, BARÃO VERMELHO e NENHUM DE NÓS, além do tremendão ERASMO CARLOS, e até mesmo ALCEU VALENÇA que fez a versão brilhante de COMO VOVÓ JÁ DIZIA no estilo dele mesmo. e por fim teve espaço para a cantora VANGE LEONEL - que só foi conhecida apenas pela música NOITE PRETA, que foi tema da novela VAMP da rede globo - com a música MALUCO BELEZA, e COMANDO NEGRI que foi pouco conhecida, mas fez a versão aqui em EU NASCI HÁ 10 MIL ANOS ATRÁS.
como bônus, acrescentei mais 9 faixas bônus que não entraram nesse tributo, mas ficou por opção minha pra mostrar mais alguns artistas que também fizeram homenagens ao raul no passar dos anos, ou até mesmo antes. como são muitos, então escolhi alguns da qual eu gostei, principalmente um que o mesmo RAUL ZIM me lembrou, e que ele esteve a procura até hoje. então, vou explicar cada um dessas faixas bônus de onde saiu:

* BELCHIOR - OURO DE TOLO: essa faixa esteve presente no disco CENAS DO PRÓXIMO CAPÍTULO de 1984, mas a versão que consta aqui foi uma que esteve presente em uma das coletâneas, e se tornou conhecida desde então. 

* DEBORAH BLANDO - A MAÇÃ: foi justamente essa faixa que RAUL ZIM me solicitou, apesar que ele não lembrava o nome dela. essa versão de A MAÇÃ com a DEBORAH BLANDO fez muito sucesso no início dos anos 90, pra ser mais exato, foi em 1991 quando lançou o disco A DIFFERENT STORY que foi um enorme sucesso por causa da música INNOCENCE. e A MAÇÃ entro como bônus na versão especial desse disco, além de entrar na trilha sonora da novela O MAPA DA MINA em 1993. 

* PAULO RICARDO - HOW COULD I KNOW: essa versão esteve presente no segundo disco solo do PAULO RICARDO depois de uns vais e voltas com o RPM, no disco PSICO TRÓPICO de 1991. 

* CAMISA DE VÊNUS - ALUGA-SE: essa homenagem do CAMISA DE VÊNUS que esteve com o MARCELO NOVA consta no disco DUPLO SENTIDO de 1987, o mesmo disco que teve MUITA ESTRELA POUCA CONSTELAÇÃO, que contou com a participação do raul. porém, esse disco seria o último do camisa de vênus com a formação original. 

* CAZUZA - CAVALOS CALADOS: pode ser uma cuja versão desconhecida do CAZUZA, fato que poucos sabem que ele fez homenagem ao raul, mas vale a pena acrescentar aqui. originalmente CAVALOS CALADOS esteve no disco A PEDRA DO GÊNESIS em 1988 de raul. mas essa versão do cazuza se tornou conhecida no disco póstumo chamado POR AÍ... lançado no ano de 1991, sendo uma das últimas músicas que ele gravaria em vida, antes de partir em 1990, em decorrência da AIDS. 

* IRA! - VOCÊ AINDA PODE SONHAR: conhecida pelo raul no tempo do RAULZITO E OS PANTERAS lá em 1967, sendo versão de LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS dos BEATLES. mas aqui com a versão do IRA! extraída do disco OS MENINOS DA RUA PAULO lançado no ano de 1991 como homenagem ao raul. 

* ZÉ RAMALHO - O TREM DAS 7: foi extraída através do disco ZÉ RAMALHO CANTA RAUL SEIXAS lançado em 2001 como grande homenagem ao raul, mesmo porque os dois eram amigos há um bom tempo. essa foi a melhor homenagem do zé ramalho para o raul, na minha opinião. 

* THE FEVERS - EU NASCI HÁ 10 MIL ANOS ATRÁS: todos podem desconhecer essa música, mas também foi de certa forma uma homenagem que os THE FEVERS fizeram para o raul, e esteve presente no disco AGORA É PRA VALER de 1992, em que contou com a volta do ALMIR BEZERRA a banda depois de 11 anos. 

* CHITÃOZINHO & XORORÓ - MEDO DA CHUVA (AO VIVO): chitãozinho e xororó já fizeram homenagem ao raul com a música TENTE OUTRA VEZ que na verdade foi a primeira música que eles ouviram em meados dos anos 70 depois que decidiram parar com a dupla. mas graças a isso, eles continuaram e agradecem ao raul por esse motivo. com isso, a música MEDO DA CHUVA esteve presente no dvd IRMÃOS CORAGEM - 30 ANOS AO  VIVO lançado em 1999, mas não esteve presente na versão em cd. só apareceu depois em 2002 como inédita no disco MINHA VIDA MINHA MÚSICA em 2002. 


por fim, esse disco ao todo com as faixas bônus é uma tamanha homenagem ao raul, que está presente até hoje com seus sucessos e suas histórias, até mesmo em todo lugar quando se ouve o grito: TOCA RAUL!!!   




01 - RPM: gita 
02 - COMANDO NEGRI: eu nasci há 10 mil anos atrás 
03 - ALCEU VALENÇA: como vovó já dizia 
04 - CAETANO VELOSO: ouro de tolo 
05 - ADRIANA CALCANHOTTO: trem das 7
06 - NEY MATOGROSSO: metamorfose ambulante (ao vivo) - faixa bônus na versão em cd
07 - VANGE LEONEL: maluco beleza 
08 - NENHUM DE NÓS: tente outra vez 
09 - BARÃO VERMELHO: no fundo do quintal da escola 
10 - ERASMO CARLOS: medo da chuva 
11 - CIDADE NEGRA: mosca na sopa 
12 - ULTRAJE A RIGOR: rock das "aranha"
* citação da fala de raul em: eu também vou reclamar

FAIXAS BÔNUS não incluídas originalmente no cd, mas constadas aqui:
13 - BELCHIOR: ouro de tolo 
14 - DEBORAH BLANDO: a maçã 
15 - PAULO RICARDO: how could i know 
16 - CAMISA DE VÊNUS: aluga-se 
17 - CAZUZA: cavalos calados 
18 - IRA!: você ainda pode sonhar (lucy in the sky with diamonds)
19 - ZÉ RAMALHO: trem das 7 
20 - THE FEVERS: eu nasci há 10 mil anos atrás 
21 - CHITÃOZINHO & XORORÓ: medo da chuva (ao vivo)    



DOWNLOAD AQUI (NOVO LINK)



7 comentários:

  1. Daniel vc é incrível, nada mais tenho a dizer a não ser: plagiando, controversando, parafraseando, paraversando o ÍDOLO - " Tudo aqui me falta, a taxa é muito alta, dane-se quem não gostar...( Não Fosse o Cabral, 83 ), !!!!! ABS. & Dívida de gratidão.

    ResponderExcluir
  2. Caro Daniel, poderia repostar esse disco no Mediafire, por favor??? Serei eternamente grato se você fizer isso. Use o protetor de link chamado ouo.io, desta forma seus links não serão deletados facilmente...

    Aproveito para divulgar aqui a minha rádio que inaugurei na semana passada, a Rádio Alta Frequência no www.radioaltafrequencia.com

    Gostaria muito de que você divulgasse essa nova rádio que só toca música boa em sua programação... MPB, samba, jazz, bossa nova, rock e pop! Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia amigo!! Eu aqui de novo!! Amigo dá pra reativar o link dessa postagem, meu muito obrigado!! Jose Manoel da Silva _ Petrolina - PE

    ResponderExcluir