RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

terça-feira, 2 de maio de 2023

ABBA - LIVE 77 (SINGLE FLEXI DISC PROMO) (REMASTERED EDITION '23) (1977)




Esse simples single originalmente lançado de forma promocional no ano de 1977 bem no fim do ano, é o primeiro a contar com gravações ao vivo feito durante a turnê na australia. O grupo sueco ABBA lançaria o disco ABBA - THE ALBUM e fez muito sucesso. Porém, perto de chegar o natal, eles fizeram esse single numa versão FLEXI DISC GOLD (mini disco de 7 polegadas, ou sendo chamado como compacto) com apenas 1 lado com 5 faixas gravadas ao vivo, totalmente editadas, com um gosto de quero mais. Explicando melhor, as 5 faixas foram extraídas em uma das apresentações feitas na austrália durante a turnê que promovia o disco ABBA - THE ALBUM lançado no mesmo ano, em 77.  E o mais interessante: esse single promocional não tinha valor comercial, e foi tirado uma quantidade para ser entregue as crianças que ajudavam a vender jornais e revistas da editora JULTIDNINGSFÖRLAGET que fica na suécia, e segundo as informações, o compacto vinha no formato de um mini disco de 7 polegadas em folha de papel grosso, com essas 5 faixas incompletas, dando num total de quase 10 minutos. E nisso contava com trecho de algumas músicas conhecidas como WATERLOO, FERNANDO, MONEY MONEY MONEY, ROCK ME e WHY DID IT HAVE TO BE ME. Até hoje esse single é um dos mais raros de achar, mas encontra facilmente apenas no youtube ou em alguns blogs pra baixar (mesmo com a qualidade abafada). Se o grupo mudasse de ideia, poderia ter lançado um primeiro disco ao vivo gravado nesse período, ao invés de lançar esse single. 
Há alguns detalhes surgem aí: as músicas FERNANDO e MONEY MONEY MONEY que estão aqui já viram a luz para ser incluído no disco ABBA LIVE de 1986 (disco que conta com gravações feitas em 77, no caso essas duas faixas, também com faixas gravadas no ano de  79 no estadio de wembley e em 1981no programa de tv DICK CAVETT METTS ABBA), com a remixagem muito inferior do que está aqui e com a versão completa. 
Outro detalhe desse single é que essas 5 faixas foram apresentadas no primeiro filme do grupo, o ABBA - THE MOVIE que foi lançado no mesmo ano. E os trechos aparecem quase da mesma forma no single flexi disc de 77, mas ate hoje não apareceu em nenhum disco, com exceção de FERNANDO e MONEY MONEY MONEY, como já foi falado. 
Como bônus especialmente para o blog, acrescentei 21 faixas bônus que foram extraídas apenas o áudio do dvd ABBA - THE FILM que apareceu em 2005 com a nova mixagem, ficando de fora algumas faixas de estúdio que aparecem no filme e que consta na discografia, como a THANK YOU FOR THE MUSIC, EAGLE e THE NAME OF THE GAME. 
Dessas faixas, 15 foram gravadas também na australia, e aparecem no filme como trechos, entre uma música e outra por inteira, e assim vai, trazendo os sucessos DANCING QUEEN, MAMMA MIA, S.O.S., entre outros, e boa parte aparece pela primeira vez antes mesmo dos discos ABBA LIVE de 1986 e LIVE AT WEMBLEY 79, com exceção de FERNANDO e MONEY MONEY MONEY que aparece no ABBA LIVE de 86 com a nova remixagem tendo a bateria sintetizada (fora do tempo), como foi falado aqui. 
Como disse, essas faixas foram extraídas do dvd ABBA THE MOVIE, e a sequência das músicas não estão exatamente de acordo com o repertório dos shows como era na turnê, mas o que ganha mais destaque no repertório que consta no filme ABBA THE MOVIE, são as músicas I'M A MARIONETTE e GET ON THE CAROUSEL que aparecem pela primeira vez ao vivo e no filme, e que nunca estiveram presentes tanto na discografia, tanto em box com raridades ou qualquer outra coisa, mas aparece em muitos bootlegs. Ambas estiveram presentes no repertório dos shows na sequência do mini musical chamado de THE GIRL AND THE GOLDEN HAIR (presente no disco ABBA THE ALBUM também de 77), em que além dessas, contava com as músicas THANK YOU FOR THE MUSIC (que no filme aparece apenas na versão em estúdio, e fora da sequência do repertório) e também I WONDER (DEPARTURE), que não aparecem no filme. 
Na verdade, o mini musical THE GIRL AND THE GOLDEN HAIR esteve no disco THE ALBUM, e das 4 faixas que fazem parte, apenas 3 ficaram no disco, ficando de fora a GET ON THE CAROUSEL, que segundo o  que dizem, a música era fraca para entrar no disco, mas um pequeno trecho aparece na música HOLE IN MY SOUL do mesmo disco. E para o filme, apenas I'M A MARIONETTE e GET ON THE CAROUSEL aparecem, sendo que I'M A MARIONETTE tá com a sua versão completa e sem edições, enquanto GET ON THE CAROUSEL foi editada, cortando muita coisa como alguns diálogos, e onde AGNETHA e ANNI FRID cantam trechos de I WONDER (DEPARTURE), e I'M A MARIONETTE (aparece uma pequena parte instrumental) que fazem parte do mini musical. E por aí na internet existe vários bootlegs com os shows feitos na austrália com o mini musical por completo, mas com a qualidade muito inferior, e dá pra ver como era exatamente, com os diálogos e a sequência exata. Uma pena por esse mini musical não aparecer por completo tanto aqui, quanto no filme. 
Acrescentando mais bônus, consta as faixas FERNANDO e ROCK ME em que estão presentes tanto no FLEXI DISC quanto no filme, em trechos diferentes. E eu fiz as juntas de ambas, o que deram a versão inteira, e deu pra colocar aqui mesmo com a variação de qualidade, mas deu pra salvar. Acrescentei a faixa I WONDER (DEPARTURE) que, como não esteve no filme, a música esteve no single que contava com a música THE NAME OF THE GAME no lado A, na sua versão ao vivo, cortando novamente os diálogos, além de um solo de sax que contava no meio da música, dando lugar ao solo de piano de BENNY ANDERSSON, dando impressão de que foi inteiramente gravada em estúdio. E as mesmas I'M A MARIONETTE e GET ON THE CAROUSEL aparecem de novo, com uma nova mixagem que eu fiz. Mas em GET ON THE CAROUSEL coloquei alguns trechos que constavam no filme, que apareciam depois da sua execução, e que ficariam de fora, com os diálogos dos atores, tendo que deixar pro começo da música e algumas partes que repetem acrescentei também. Só o ruim é que, como eu disse, não vai ter os diálogos que tinham durante o mini musical, mas foi a forma que pude fazer pra trazer na sua sequência, assim como trazer as músicas que estiveram no filme na sua melhor qualidade, extraída do DVD ABBA THE FILM de 77 que foi remasterizado no ano de 2005, e a qualidade melhor do single flexi disc pela primeira vez, totalmente remasterizado por mim. 



* LIVE 77 (SINGLE FLEXI DISC PROMO):
01 - fernando (edit)

02 - rock me (edit)
03 - why did it have to be me (edit) 
04 - money, money, money (edit)
05 - waterloo (edit)


BONUS TRACKS exclusivos para o blog:
* THE MOVIE soundtrack live excerpt 1977
06 - tiger
07 - S.O.S. 
08 - money, money, money
09 - he is your brother 
10 - intermezzo n°1 
11 - waterloo 
12 - mamma mia 
13 - rock me 
14 - i've been waiting for you 
15 - why did it have to be me 
16 - when i kissed the teacher 
17 - get on the carousel 
18 - i'm a marionette 
19 - fernando 
20 - dancing queen 
21 - so long  


* NEW MIXES & B-SIDES:
22 - fernando (complete flexi disc/the movie live version)
23 - rock me (complete flexi disc/the movie live version)

-- THE GIRL WITH THE GOLDEN HAIR (faixas 24 a 26):
24 - i wonder (departure) (live) - B-SIDE from the single THE NAME OF THE GAME, 1977 
25 - i'm a marionette (live remix from the movie)
26 - get on the carousel (live remix from the movie)



DOWNLOAD AQUI (NOVO LINK)


Um comentário: