RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

domingo, 27 de janeiro de 2019

RAUL SEIXAS & MARCELO NOVA - A PANELA DO DIABO (REMASTERIZADO) (1989)




Em 1987 quando RAUL SEIXAS lançou o disco UAH-BAP-LU-BAP-LAH-BEIN-BUM! pela gravadora COPACABANA (hoje na universal music) - sendo o primeiro pela nova gravadora - da qual veio o sucesso COWBOY FORA DA LEI (sendo esse o último sucesso e o último a ganhar um disco de ouro), e aí depois voltaria uma série de problemas com a saúde, assim como aconteceu no disco seguinte A PEDRA DO GÊNESIS - o último pela COPACABANA - que foi se agravando mais, raul participou no disco da CAMISA DE VÊNUS que contava com o MARCELO NOVA nos vocais, na música MUITA ESTRELA POUCA CONSTELAÇÃO no disco DUPLO SENTIDO (já postado aqui) como o último da banda, antes do marcelo nova seguir carreira solo. mas antes, marcelo nova conheceu raul a partir de 1984, e se tornaram amigos desde então. com isso, como a amizade foi crescendo, as idéias começaram a crescer até então começarem a se apresentarem juntos, mas isso ocorreu quando marcelo nova lançou o disco MARCELO NOVA E A ENVERGADURA MORAL (sendo essa a nova banda depois do fim da camisa de vênus) em 1988, e durante a turnê do disco, marcelo nova convidava raul para cantar algumas músicas. vale lembrar que foi até aí que marcelo chamou PAULO COELHO para reencontrar com raul, depois de 10 anos em que eles não se falavam mais, desde o disco MATA VIRGEM de 1978. depois disso, os dois tiveram a idéia de fazer uma turnÊ conjunta para relembrar os sucessos, além de entrarem no estúdio para gravar um novo disco, que se chamaria A PANELA DO DIABO, juntamente com a banda envergadura moral, de apoio, sendo lançado oficialmente em 1989, no dia 19 de agosto pela WEA (atual warner music brasil). aí aconteceu uma série de shows, aparições em tv, nas rádios, e nos jornais. a união entre os dois foi firme com tudo isso, até então quando o disco foi lançado. e assim como destaque, teve as músicas CARPINTEIRO DO UNIVERSO e PASTOR JOÃO E A IGREJA INVISÍVEL que serviram como divulgação (apesar que PASTOR JOÃO E A IGREJA INVISÍVEL virou um clipe, e hoje até acha no youtube). além dessas, outras ficaram conhecidas logo depois como ROCK N´ ROLL, QUANDO EU MORRI cantado pelo marcelo nova, BANQUETE DE LIXO sendo cantada pelo raul (que na minha opinião, essa deveria ser a última música gravada pelo raul como agradecimentos, coisa assim... isso por motivo da última frase E ASSIM TORTO DE VERDADE / COM AMOR E COM  MALDADE / UM ABRAÇO E ATÉ OUTRA VEZ...), SÉCULO XXI, NUIT cantada pelo raul, e outros. 
dois dias depois quando o disco A PANELA DO DIABO foi lançado e teve boas vendas, dia 21 de agosto de 1989 raul veio a falecer de parada cardíaca - por motivo das bebidas, ainda mais pelo fato que não tomou insulina no dia anterior, causando a pancreatite - no apartamento em são paulo, como foi contado em diversos livros, e no filme RAUL: O INÍCIO, O FIM E O MEIO muitos anos depois - e assim a notícia se espalhou pelo brasil inteiro. raul partiria em seu disco voador para o céu, mas deixaria o legado com tantos clássicos, trabalhos, discos e muitas histórias, além de ser considerado o primeiro roqueiro a trazer o rock na bahia, sua terra natal. e assim se encerraria a sua história e a sua discografia, sendo que A PANELA DO DIABO seria sim o último disco de raul - e o segundo do marcelo nova - e por outro lado o disco A PEDRA DO GÊNESIS pode ser o último como solo em 1988. 
após a morte de raul, muitas coisas aconteceram: muitos registros inéditos, relançamentos dos discos, e principalmente o disco A PANELA DO DIABO chegou a vender muito bem, num total de 150 mil cópias vendidas dando um disco de ouro a ele - de forma póstuma, da qual passou para a família de raul - e ao marcelo nova. e depois disso, marcelo nova se tornaria o último discípulo de raul a ter a aproximação e ter feito de tudo para trazer de volta aos palcos, fato que não acontecia desde 1985 quando raul se afastou por conta da sua saúde que piorava aos poucos. 
até hoje, sinceramente falando, há pessoas que dizem por um lado que foi melhor para o raul para se reerguer depois de tantos anos tentando ser reconhecido, e por outro lado que culpam marcelo nova por ter aproveitado de raul para chegar a esse ponto. eu, no meu ponto de vista, acho que não foi o marcelo nova o culpado disso, e sim porque raul não estava mais feliz com ele mesmo, como vinha a se descrever desde 1976 em um dos depoimentos que consta no disco O BAÚ DO RAUL de 1992 em que diz: estou comendo peixão frito aqui... pode ser que eu morra amanhã, e essa fita foi gravada para a PHILIPS... com isso, raul descuidou da sua saúde a partir daí, onde teve a perda de 1/3 do pâncreas em 1978 onde teve que se recuperar por um tempo, se separaria de várias mulheres (EDITH WISNER, GLÓRIA VAQUER, TÂNIA MENA BARRETO, KIKA SEIXAS - da qual teve a responsabilidade de cuidar dos arquivos do raul até hoje, juntamente com SYLVIO PASSOS - e LENA COUTINHO) nos anos seguintes, e a depressão começava a se agravar ainda mais com o passar dos anos, chegando a abusar da bebida e das drogas, principalmente por se apresentar bêbado em várias apresentações, ter problemas em diversos fatos até aparecer nos jornais... e infelizmente chegou a deixar de viver. então não teria motivo algum a muitos culparem o marcelo nova só porque esteve nos últimos momentos com raul para se aproveitar, e sim por ajudar raul a ser reconhecido novamentente, mesmo porque ele tenha feito de tudo para que raul parasse de beber e dedicar pela vida. mas... cada um tem suas opiniões. 
para esse disco, foi relançado em 2015 contando como bônus a música MUITA ESTRELA POUCA CONSTELAÇÃO com a banda camisa de vênus em 1987. 




01 - be bop a lula 
02 - rock n´ roll
03 - carpinteiro do universo 
04 - quando eu morri - MARCELO NOVA   
05 - banquete de lixo - RAUL SEIXAS 
06 - pastor joão e a igreja invisível 
07 - século XXI 
08 - nuit - RAUL SEIXAS 
09 - best seller 
10 - você roubou meu videocassete 
11 - caimbra no pé - MARCELO NOVA 
12 - muita estrela pouca constelação - com CAMISA DE VÊNUS e RAUL SEIXAS (faixa bônus)  



DOWNLOAD AQUI



Um comentário:

  1. Será que o amigo não acha o CD solo do Catalau - o grande espetáculo da terra, ele foi vocalista do Golpe de Estado

    ResponderExcluir