RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

domingo, 3 de junho de 2018

FAGNER - O ÚLTIMO PAU DE ARARA / MANERA FRU FRU MANERA (1973)




O ÚLTIMO PAU DE ARARA ou MANERA FRU FRU MANERA é o primeiro disco de carreira do cantor FAGNER, lançado no ano de 1973, pleno ano em que teve a ditadura militar, principalmente foi esse ano que aconteceu o festival PHONO 73 e também onde surgiu diversos artistas em que se consagraram a partir daí (digo isso porque pra quem não sabe, muitos tinham o foco para o rei ROBERTO CARLOS que era o mais consagrado, e nesse ano ele lançou o disco que contava com a música ROTINA, que não obteve tantas vendas, devido a chegada de outros artistas e sucessos bem melhores que o dele). esse disco do fagner é considerado até hoje uma das melhores relíquias da história da MPB. esse seria o primeiro e o único disco (além de 1 compacto que apareceu no mesmo ano) lançado pela PHILIPS (atual universal music), e não obteve tantas vendas, mas com isso veio algumas pérolas como MUCURIPE da qual foi gravada 2 anos mais tarde pelo roberto carlos, e MANERA FRU FRU MANERA que foi o carro chefe desse disco, além de ter destaque no festival PHONO 73 onde mostrou essa mesma música. mas o que ganhou destaque nesse disco foi a música CANTEIROS, que até hoje é um clássico pra todos.
vale ressaltar que CANTEIROS foi sim o maior sucesso, mas a qual deu prejuízo ao fagner e a gravadora, após ter sido acusado de plágio, pela autora CECÍLIA MEIRELES, por conta da primeira estrofe que dizia QUANDO PENSO EM VOCÊ / FECHO OS OLHOS DE SAUDADE... que na verdade são trechos de um livro dela chamado A MARCHA. mas esse caso aconteceu somente no ano de 1976, pelas 3 filhas da autora, fato da qual não perceberam quando o disco foi lançado originalmente em 73. o problema só aconteceu no ano de 1976 depois que esse disco foi relançado, para atrapalhar as vendas do disco que o fagner lançaria já na nova gravadora, a CBS (atual sony music), principalmente o segundo disco o AVE NOTURNA que originalmente é de 1974 e lançado pela CONTINENTAL (atual warner music brasil) viria a ser relançado também com o mesmo propósito para atrapalhar. outro problema maior foi quando esse disco de 1973 foi relançado, a gravadora PHILIPS fez a questão de alterar diversas informações do disco, principalmente quem compôs a música CANTEIROS, sem a informação que a música se referia a obra da cecília meireles, colocando o cantor BELCHIOR como co-autor da canção (sendo que na música CANTEIROS conta com citações das músicas HORA DO ALMOÇO que é do belchior (o que  na verdade, na versão de 1976 consta com essa informação, e muitos entenderam errado) e também ÁGUAS DE MARÇO), e ai veio o problema. com isso, a gravadora e o fagner perderam o processo, e o disco foi recolhido nas lojas, sumindo das prateleiras. mas no ano de 1980 o disco foi relançado outra vez no ano de 1980 sem a música CANTEIROS, colocando no lugar a música CAVALO FERRO, que originalmente fazia parte de um compacto lançado no ano de 1972 antes desse disco. o mesmo fato aconteceu quando esse disco foi lançado na versão em cd, e até hoje a música CANTEIROS não apareceu em algum disco ou na coletânea oficial da gravadora. porém, CANTEIROS só reapareceu muitos anos depois no disco FAGNER AO VIVO lançado em meados dos anos 2000 pela SONY MUSIC, tendo então a cecília meireles como autora da música além do fagner. além dessa confusão toda da música CANTEIROS, há outras interessantes de ouvir como PENAS DO TIÊ e PÉ DE SONHOS que conta com a participação de NARA LEÃO, e a versão da música NASCI PARA CHORAR, que foi conhecida pelo roberto carlos na era da jovem guarda.
como bônus acrescentei faixas que apareceram no mesmo ano, inclusive dos primeiros compactos de fagner lançados entre 70 e 72. logo de cara, a CANTEIROS aparece como bônus pelo tal fato já contado, o que não foi incluído na versão em cd. daí coloquei as músicas 4 GRAUS, FIM DO MUNDO e AMÉM AMÉM que foram extraídas do compacto de 1972, que de fato a música CAVALO FERRO fazia parte desse compacto originalmente. também tem JOANA FRANCESA cantada com CHICO BUARQUE para o filme do mesmo nome, no ano de 73 e a versão ao vivo de MANERA FRU FRU MANERA que fez parte do festival PHONO 73. ambas essas faixas citadas, com exceção de CANTEIROS, foram extraídas da coletânea A ARTE DE FAGNER lançada pela universal music em 2006. pra fechar, as músicas A NOVA CONQUISTA e NOVA LUZ fazem parte do primeiro compacto de fagner, em parceria com o SIRINO, lançado no ano de 1971 pela gravadora RGE (atual som livre) e só apareceu nas plataformas digitais. por essa razão, além do disco de 1973, conta com todas as músicas dessa primeira fase de 71 até 73 aqui, pela primeira vez. 




01 - último pau de arara
02 - nasci para chorar (born to cry)
03 - penas do tiê - com NARA LEÃO
04 - sina
05 - mucuripe
06 - como se fosse
07 - pé de sonhos - com NARA LEÃO
08 - cavalo ferro
09 - moto 1
10 - tambores
11 - serenou na madrugada - com BRUCE HENRY
12 - manera fru fru manera

FAIXAS BÔNUS não incluídas na versão original do disco original (com exceção de CANTEIROS que esteve presente na primeira prensagem de 1973) e na versão em cd:
13 - canteiros
* citações: na hora do almoço / águas de março
14 - 4 graus
15 - fim do mundo
16 - amém, amém
17 - joana francesa - CHICO BUARQUE & FAGNER
18 - manera fru fru manera (ao vivo - phono 73)
19 - a nova conquista - SIRINO & FAGNER (1971)  
20 - copa luz - SIRINO & FAGNER (1971)  




DOWNLOAD AQUI



2 comentários:

  1. Boa noite! Eu tenho este vinil de 1976, onde Canteiros não consta que a letra é de Cecília Meirelles. Ele foi retirado do mercado. É um dos poucos exemplares, gostaria de saber se você sabe por quanto eu poderia vender. Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi mariangela, pelo que vi no mercado livre, há esse disco do fagner e estão vendendo mais ou menos na faixa de 70 até 200 reais, tanto na edição que consta com a música CANTEIROS, quanto na edição que consta a música CAVALO FERRO que entrou no lugar da canteiros (e essa segunda edição é a mesma que apareceu em cd, e é raro de encontrar).

    ResponderExcluir