RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

quinta-feira, 15 de junho de 2023

TINA TURNER - 2 EM 1: TINA TURNS THE COUNTRY ON! (1974) / STAND BY YOUR MAN (1979)

 




No momento em que a dupla IKE & TINA TURNER estavam sendo muito reconhecidos nos anos 70, lançando vários discos e alguns sucessos, no ano de 1974, TINA TURNER lançou seu primeiro disco solo, totalmente diferente dos trabalhos feitos com o IKE TURNER, para o lado da música country (não dá pra entender porque raios d'água ele fez isso para a Tina) com um público mais amplo. Não dá pra entender mesmo, mas foi uma tamanha mudança radical para o estilo de música, mas sabe como é.
Assim veio o disco TINA TURNS THE COUNTRY ON onde ela faz releituras de clássicos da música country americana, conhecidas por artistas como DOLLY PARTON, BOB DYLAN, JAMES TAYLOR, OLIVIA NEWTON-JOHN, entre outros. 
Uma curiosidade: na gravação para esse disco, foi selecionado 20 faixas diversas, mas nisso foi escolhido apenas 10 para o lançamento, que não houve boas divulgações, nem mesmo sucesso, mesmo assim foi indicado pelo GRAMMY no ano de 75. Tanto é que até hoje não foi lançado oficialmente em cd. 
As outras faixas que foram descartadas para o disco de 74, apareceu de forma independente no ano de 1979, sob vários títulos como GOOD HEARTED WOMAN e STAND BY YOUR MAN (esse que está aqui, e foi exatamente esse disco que foi lançado no brasil pela SOM LIVRE em meados dos anos 80), onde traz a foto da tina turner em uma das sessões do disco ACID QUEEN de 1975, e constando com as 10 músicas que ficaram de fora. 
STAND BY YOUR MAN como está aqui foi o único a lançar em cd nos anos 80 e 90 sob inúmeros títulos e sequências misturadas do repertório, até que reapareceu na década de 2000 sob o título de GOES COUNTRY onde as faixas foram remixadas com novos arranjos (que no meu ver, não ficou legal, perdendo a essência do disco original) mais voltadas ao estilo country folk. E agora trago esses dois discos juntos para vocês conhecerem melhor. 


* TINA TURNS THE COUNTRY ON! (1974):
01 - bayou song
02 - help me make it through the night
03 - tonight i'll be staying here with you
04 - if you love me (let me know)
05 - he belongs to me
06 - don't talk know
07 - long long time
08 - i'm moving on 
09 - there'll always be music
10 - the love that lights our way 

* STAND BY YOUR MAN (1979):
11 - lay it down
12 - lovin' him was easier
13 - good hearted woman
14 - if this is your last time
15 - stand by your man
16 - freedom to stay
17 - we had it all
18 - soul deep
19 - if it's alright with you
20 - you ain't no women enough to make my man 




Um comentário:

  1. muito legal a sua disertacao sobre a TINA, voce e uma verdadeira encicopledia da musica mundial, valeu DANIEL. abracao.

    ResponderExcluir