RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

domingo, 3 de janeiro de 2021

BELCHIOR - PARALELAS (BOX COM 2 CD´S) (REMASTERIZADO) (2020)

 






Pra quem gosta e pra quem quer conhecer ainda mais as obras do grande BELCHIOR, a gravadora WARNER MUSIC lançou em 2020 esse box chamado PARALELAS, que resgata dois discos que nunca apareceu em cd: o disco UM SHOW - 10 ANOS DE SUCESSO lançado no ano de 1986, e TRILHAS SONORAS lançado no ano de 1990, ambas pela gravadora CONTINENTAL (hoje pertencente a warner music brasil). 
O primeiro cd que é UM SHOW - 10 ANOS DE SUCESSO traz releituras de clássicos cantados por ele, num estilo mais pop e rock, como DIVINA COMÉDIA HUMANA, COMENTÁRIO A RESPEITO DE JOHN, MEDO DE AVIÃO (essa é uma das versões que mais gostei desse disco), COMO NOSSOS PAIS, VELHA ROUPA COLORIDA, e outros, além de trazer a faixa bônus VOZES DA SECA (originalmente conhecida pelo rei do baião LUIZ GONZAGA), que faz parte do disco da cantora ANASTÁCIA no disco 30 ANOS DE FORRO no ano de 1985, onde belchior fez participação especial, e aparece aqui pela primeira vez. O título do disco UM SHOW - 10 ANOS DE SUCESSO era referente a comemoração de 10 anos do disco ALUCINAÇÃO que foi lançado no ano de 1976, onde trouxe os clássicos COMO NOSSOS PAIS e VELHA ROUPA COLORIDA (ambas incluídas nesse primeiro disco como regravação), e que a partir desse disco, vieram outros sucessos depois. Valendo ressaltar que esse disco foi gravado em estúdio.  
Já o segundo cd, traz o disco TRILHAS SONORAS que foi lançado no ano de 1990, segue o mesmo do disco de 1986, só que dessa vez gravado ao vivo juntamente com a banda RADAR. Esse disco apareceu depois do disco ELOGIO DA LOUCURA de 1988 (porém sendo o terceiro a ser lançado pela gravadora PHILIPS (universal music)) e aí passou pela gravadora CONTINENTAL de novo. E trouxe outros clássicos que não entraram no anterior, como CORAÇÃO SELVAGEM, APENAS UM RAPAZ LATINO AMERICANO, a conhecidíssima SUJEITO DE SORTE que se tornou mais conhecida recentemente devido as frases TENHO SANGRADO DEMAIS / TENHO CHORADO PRA CACHORRO / ANO PASSADO MORRI / MAS ESSE ANO EU NÃO MORRO (trecho usado na música AMARELO do EMICIDA, e essa frase é referente com o que vivemos no ano de 2020 que se tornou atual), também FOTOGRAFIA 3 X 4 e entre outros mais.
Na música BEIJO MOLHADO que consta nesse segundo cd, havia a música incidental AL DI LÀ conhecida pelo cantor italiano EMILIO PERICOLI e regravada por muitos artistas. Não se sabe o qual motivo, mas essa música foi tirada na edição desse box, o que fez com que a música BEIJO MOLHADO fosse editado, tendo apenas 3 minutos (originalmente teria quase 5 minutos), o que chateou os fãs do belchior, e também pra aqueles que queriam conhecer esse disco por completo. É provável que a ausência da música incidental seja por causa dos direitos do compositor original da música, ou por algum motivo desconhecido. Como no meu caso gosto de trazer o disco por completo, consegui editar essa música BEIJO MOLHADO, trazendo a música incidental AL DI LÀ da qual seria colocado, e essa parte que pode ser ouvida através dos quase 3 minutos (que na versão do cd ficou com o FADE OUT sem começar a parte da música incidental) foi extraída do próprio disco de 1990 com a qualidade quase parecida com a versão do cd, tendo algumas falhas. Portanto a versão que está aqui da música BEIJO MOLHADO está completa com seus quase 5 minutos, não sendo essa que consta no cd, mas foi feita especialmente para o blog. 
PARALELAS é um dos melhores box que mostra a carreira do belchior, em novas gravações, e vale muito a pena ter na coleção, pela primeira vez remasterizados em cd. 




CD 1 - UM SHOW - 10 ANOS DE SUCESSO (1986):
01 - paralelas 
02 - canção de gesta de um trovador eletrônico 
03 - divina comédia humana 
04 - comentário a respeito de john 
05 - velha roupa colorida 
06 - como nossos pais 
07 - a palo seco
08 - galos, noites e quintais 
09 - medo de avião 
10 - vozes da seca - ANASTÁCIA part. esp. de BELCHIOR (faixa bônus)


CD 2 - TRILHAS SONORAS (1990):
01 - lira dos vinte anos 
02 - fotografia 3 x 4
03 - coração selvagem 
04 - alucinação 
05 - tudo outra vez 
06 - apenas um rapaz latino americano 
07 - balada de madame frigidaire 
08 - beijo molhado 
* música incidental: al di lá (excluída da versão em cd, mas consta aqui exclusivamente para o blog)
09 -  sujeito de sorte 
10 - recitanda 






Nenhum comentário:

Postar um comentário