RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

terça-feira, 5 de março de 2024

EVALDO BRAGA - O ÍDOLO NEGRO VOL. 3 (REMASTERIZADO) (1973)




Dando a continuidade ao sucesso que aconteceria através do segundo disco lançado de 1972, da qual contou com a música SORRIA SORRIA, o ídolo negro EVALDO BRAGA voltaria aos estúdios para fazer um novo trabalho no fim do ano de 1972 até o começo de 1973. Mas essas gravações para um novo disco não foi concluído, porque no dia 31 de janeiro de 1973, evaldo braga estava vindo de duas apresentações que faria em belo horizonte, sendo que uma dessas foi cancelada, para ir ao programa do CHACRINHA para comemorar as vendagens do disco O ÍDOLO NEGRO VOLUME 2. 
Com isso, ele juntamente com o empresário PAULO CÉSAR SANTORO e o motorista ARLEY MOREIRA pegaram a estrada até chegar perto em TRÊS LAGOS, que fica no rio de janeiro, onde deram uma pausa. Depois voltaram a pegar a estrada, e o carro onde os três estavam, se derrapou em uma curva, perdendo o controle, até bater em uma carreta, que passava no mesmo lugar. Infelizmente, evaldo braga e o motorista arley morreram na hora, já o empresário paulo césar sobreviveu, mas resistiu até o dia seguinte. 
A notícia foi a tona, e chocou o brasil. ainda sem entender o como pode um artista como esse, que passou um período muito difícil na infância, até conseguir vencer com o tamanho reconhecimento do sucesso, depois de inúmeras tentativas. evaldo braga deixou um pouco da sua história com tantas músicas conhecidas, onde teve vários temas de amor, de alegria, de ódio, de tristeza, e até de desabafos. 
Pouco tempo depois após essa tragédia, a gravadora PHONOGRAM (atual universal music) pegou as sobras das músicas que haviam ficado para o próximo disco, juntou com alguns que tinham nos compactos, além de algumas faixas que já tinham nos dois primeiros discos do evaldo braga. 
O ÍDOLO NEGRO VOL. 3 trata-se de um primeiro disco póstumo, com gravações inéditas e existentes nos discos anteriores e nos compactos entre os anos de 71 e 72, e se tornou conhecido, contando com as músicas já conhecidas até hoje como POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, QUISERA EU, POR UMA VEZ MAIS, EU ME ARREPENDO, MINHA DECISÃO, e alguns outros, além da declamação especial na faixa EU AINDA AMO VOCÊS, que chega a emocionar a cada parte. 
Um fato bem curioso tem nesse disco. na contracapa desse disco, há uma música chamada A TRISTE QUEDA, que até hoje ninguém entendeu, achando que seria uma inédita ou não, mas na verdade, trata da música HOJE NADA TENS PRA DAR, que ficou conhecida no primeiro disco, de 1971. Tanto é que no rótulo do disco foi corrigido, enquanto na contracapa ficou da mesma maneira. Outro detalhe mas agora atual, é que esse disco apareceu nas plataformas digitais, mas contém com alguns mínimos cortes nas introduções em todas as faixas, mas consegui corrigir pra ficar melhor. 
Para aproveitar o espaço desse disco, acrescentei 5 músicas que ficaram de fora desse disco, bem como não apareceu nos discos O ÍDOLO NEGRO de 1971 e O ÍDOLO NEGRO VOL. 2 de 1972. São 5 músicas que fizeram parte de compactos lançados entre os anos de 1969 e 1970 quando foi contratado pela RCA VICTOR lançando 2 compactos simples com as músicas DOIS BOBOS, NÃO IMPORTA, ambas de 1969, e SOU TÃO FELIZ QUE POSSO ATÉ MORRER e CANTO PARA VOCÊ CHORAR, que estiveram no compacto de 1970. Por fim, sem ficar de fora, a música TODAS AS NOITES que esteve no compacto de 1972 junto com a música NUNCA MAIS NUNCA MAIS, que está incluso nesse disco, quando fez parte da POLYDOR, e posteriormente apareceu apenas uma vez no formato digital na coletânea A POPULARIDADE DE EVALDO BRAGA de 1994, já postado aqui no blog.   
E aqui se encerra a história do ídolo negro, deixando seus sucessos mesmo em curto período, mas é lembrado até hoje. 




01 - eu me arrependo 
02 - por incrível que pareça 
03 - quisera eu 
04 - minha decisão 
05 - hoje nada tens pra dar (creditado no disco como A TRISTE QUEDA)
06 - por uma vez mais 
07 - eu desta vez vou te esquecer (lucky people)
08 - eu ainda amo vocês 
09 - meu delicado drama 
10 - porque razão 
11 - a cruz que carrego 
12 - noite cheia de estrelas 
13 - nunca mais, nunca mais 
14 - eu não sou lixo   

FAIXAS BÔNUS exclusivamente do blog, de compactos:
15 - todas as noites (lado B do compacto simples de 1972, junto com a música NUNCA MAIS NUNCA MAIS)
16 - dois bobos (lado A do compacto simples de 1969)
17 - não importa (lado B do compacto simples de 1969)
18 - sou tão feliz que posso até morrer (lado A do compacto simples de 1970)
19 - canto para você chorar  (lado B do compacto simples de 1970)

11 comentários:

  1. Mano, Não Precisa Mais Postar Esse Álbum De Leonardo Sullivan [Pela Vida] 1984, Pois Eu Consegui Exatamente Esse Álbum Remasterizado Com O Amigo Do Meu Primo. Mas Valeu O Esforço Feito Para Procurar Essa Raridade Que É Difícil E Trabalhoso Mesmo! E O Amigo Do Meu Primo Já Postou Esse Álbum Para O Outro Usuário Que Estava Procurando Justamente Esse Álbum Que Por Coincidência Reside Na Minha Mesma Cidade Aqui Em Recife! Valeu Mesmo, Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Este link está desativado, por favor poderia upar novamente?!

    ResponderExcluir
  3. por favor daniel, reative o evaldo pode ser? obrigado.

    ResponderExcluir
  4. É só baixar o aplicativo mega e criar uma conta e assim fazer o download dos arquivos

    ResponderExcluir
  5. oi daniel. boa noite. o link está quebrado por favor reative-o. obrigado.

    ResponderExcluir
  6. O link está desativado, mas acho que meu comentário não vai surtir efeito, pois tem uma solicitação desde 2019. Mesmo assim, agradeço.

    ResponderExcluir
  7. amigo vc poderia atualizar o link por favor, obrigado

    ResponderExcluir