RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

ELIS REGINA - TRANSVERSAL DO TEMPO (EDIÇÃO ESPECIAL NÃO OFICIAL 2023) (REMASTERIZADO) (1978)

 




Em 2012, completava 30 anos em que a grandiosa ELIS REGINA partiu, deixando um tamanho legado na música brasileira e na mpb. Para relembrar elis, a UNIVERSAL MUSIC havia anunciado de forma muito especial para os fãs, o relançamento do disco TRANSVERSAL DO TEMPO lançado originalmente no ano de 1978, onde iria trazer o show completo com todas as músicas que fizeram parte do espetáculo gravado nos dias 06 a 09 de abril de 78 no teatro ginástico no rio de janeiro, tendo as 12 músicas que fizeram parte do disco (num total de 8 faixas e 2 medleys) e mais 15 inéditas. E em 2012 foi exatamente o mesmo ano em que a WARNER MUSIC BRASIL anunciou o relançamento do disco ELIS REGINA: MONTREUX JAZZ FESTIVAL que foi lançado em 1982 (Sendo esse o primeiro disco póstumo) e assim lançaram o cd duplo chamado de UM DIA, contando com todas as gravações que elis fez durante o MONTREUX JAZZ FESTIVAL na suiça no dia 20 de junho de 1979, sob duas apresentações no mesmo dia. 
Só que, para TRANSVERSAL DO TEMPO que era o mais esperado, veio uma decepção maior. Por um motivo desconhecido até agora, o disco foi relançado em cd totalmente remasterizado apenas com as faixas que faziam parte do disco de 1978, sendo apenas 10. Como eu contei na postagem desse disco, estava planejado entre ela e a gravadora para lançar pelo menos 2 volumes com o repertório completo, ou como um lp duplo, mas devido a muitas controversas, o disco foi lançado como único com apenas 10 faixas (o que bem seria 12 músicas), e futuramente seria lançado um segundo volume com o restante das músicas que ficaram de fora. Mas após que o disco foi lançado, elis se desentendeu com o ROBERTO MENESCAL  (que era produtor na época) e com a gravadora PHONOGRAM, fazendo com que o projeto fosse cancelado, saindo definitivamente da PHONOGRAM, devendo 1 disco para eles. E em troca pra compensar, foi lançado o disco ELIS ESPECIAL com sobras de estúdio, enquanto isso TRANSVERSAL DO TEMPO não deu a luz até agora com a sua apresentação completa. E a nova edição seria feita pelo pesquisador musical RODRIGO FAOUR. 
Em 2013, um usuário colocou a apresentação completa do disco TRANSVERSAL DO TEMPO com 25 músicas no youtube, com a melhor qualidade, provavelmente a que seria para a edição especial do disco que poderia ter lançado, incluindo além das 12 músicas do disco de 70 como CARTOMANTE, FASCINAÇÃO. SINAL FECHADO, DEUS LHE PAGUE e outros, contou com 13 inéditas que não apareceram em nenhum disco até hoje nas suas versões ao vivo como ROMARIA, AQUARELA BRASILEIRA, GENTE, ENSAIO GERAL, A DAMA DO APOCALIPSE, NADA SERÁ COMO ANTES, entre outros, além de performances inéditas com por exemplo em E NÃO ESTAVAS TÚ que é versão da clássica ESTA TARDE VI LLOVER, em que elis depois de interpretar a música CORPOS (conhecida pelo IVAN LINS) dando muitas voltas ao palco, dá pra ouvir os suspiros de cansada, mas não desiste em interpretar essa música. 
No final das contas, mesmo que não tenha lançado oficialmente na sua versão completa, pela internet apareceu alguns bootlegs com a gravação completa das apresentações sob várias versões, sendo uma com 20 faixas sem as músicas instrumentais FÁBRICA e VIOLÊNCIA, e uma outra que eu descobri recentemente (e é essa versão) que conta com 26 faixas ao todo, ficando de fora a instrumental VIOLÊNCIA. Curiosamente dessa versão, que não tem o ano exato em que a pessoa montou por completo, contou com a instrumental FÁBRICA, que foi extraído na sua versão de estúdio (e não ao vivo do show, pelo que descobri) do disco SÃO PAULO - BRASIL do pianista CÉSAR CAMARGO MARIANO & COMPANHIA do ano de 1977, e 12 músicas que aparecem originalmente do disco TRANSVERSAL DO TEMPO de 78 aparece novamente na qualidade  extraída do cd, não feito por mim, mas sim pela pessoa que montou,  e que ficou perfeito no final das contas. Eu descobri essa versão, que dei o subtítulo de EDIÇÃO ESPECIAL NÃO OFICIAL num site onde encontrei inúmeras raridades, inclusive essa, e trago pela primeira vez ao blog com todas as músicas na sequência, ficando de fora a instrumental VIOLÊNCIA como eu disse (e não sei até hoje se essa música foi tocada no show ou não, sendo que consta no repertório como a faixa 17, depois da música BOTO), com a melhor qualidade possível, sendo de acordo de como seria lançado, e espero deus que lançe dessa vez em cd, como foi prometido. Vai saber quando... 



* PRIMEIRO ATO:   
01. Fascinação (Fascination) 
02. Aquarela Brasileira * 
03. Sinal Fechado 
04. Transversal do Tempo * 
05. Fábrica (Instrumental) - CÉSAR CAMARGO MARIANO & CIA * #  
06. Morro Velho * 
07. Deus Lhe Pague 
08. Qualquer Dia * 
09. Caxangá * 
10. O Rancho da Goiabada 
11. Construção
12.Gente * 
13. Ensaio Geral * 

* SEGUNDO ATO:  
14. Amor a Natureza * 
15. Saudosa Maloca  
16. Boto 
17. A dama do apocalipse * 
18. Cão Sem Dono 
19. Meio Termo
20. Corpos
21. E Não Estavas Tú (Esta Tarde vi llover) * 
22. Romaria * 
23. Maravilha * 
24. Querelas do Brasil 
25. Nada será como antes *  
26. Cartomante


* faixas inéditas que não entraram no disco de 1978, e descoberto em 2013 

# faixa extraída do disco SÃO PAULO - BRASIL, de CÉSAR MARIANO & CIA de 1977, não sendo a versão ao vivo da apresentação de 78, que até hoje não foi encontrado pela internet. 






Um comentário: