RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

sábado, 5 de maio de 2018

PHONO 73 - O CANTO DE UM POVO (EDIÇÃO ESPECIAL - REMASTERIZADO) (1973)





Há 45 anos atrás, aconteceu um dos maiores festivais da música brasileira onde foi reunida diversos artistas de vários gêneros para demonstrar seus trabalhos em meio ao tempo da ditadura militar: o chamado PHONO 73. Esse festival aconteceu em 4 noites no ano de 1973, onde reuniu artistas que faziam parte do cast da gravadora PHONOGRAM (atual universal music). mas não eram todos, sendo que alguns ficaram de fora, como TIM MAIA (isso antes de se converter para a seita do famoso UNIVERSO EM DESENCANTO), EVALDO BRAGA (que morreria no mês de janeiro no mesmo ano em um acidente de carro), e mais alguns. o projeto foi idealizado pelo ANDRÉ MIDANI e ARMANDO PITTIGLIANI e produzido por eles, da qual resultou o lançamento de 3 discos com o nome de PHONO 73, sob 3 volumes resumindo o que aconteceu nesse festival, sendo lançado dias depois, no dia 21 de maio no mesmo ano. o mais interessante é a capa desse disco onde reuniu boa parte desses artistas, mas no disco em sí, alguns ficaram de fora. o festival aconteceu no CENTRO DE CONVENÇÕES DO ANHEMBI, em são paulo, e gravado também, para ser lançado em 3 volumes e em filme (fato que não aconteceu). 
como disse, esse festival teve seu início no dia 10 de maio até dia 13 de maio. e foram divididas em 4 noites com artistas diferentes. veja a seguir:
10 DE MAIO: contou com apresentações de OS MUTANTES e RITA LEE & LÚCIA TURNBULL. pode se dizer que essas apresentações foram as mais confusas da história toda. OS MUTANTES se apresentaram mas não com a formação original, porque a RITA LEE sairia da banda alguns meses antes, e também por simples fato de que a banda foi dispensada da gravadora. e a dupla RITA LEE & LÚCIA TURNBULL se apresentaram no mesmo dia de uma forma totalmente melancólica, deixando muito a desejar, não chegando aos pés de uma rita lee rebelde, como era nos mutantes. talvez, por essa razão, não foi colocado nenhum registro em 1 dos 3 discos, mas o estranho é que eles aparecem na capa.
11 DE MAIO: contou com CHICO BUARQUE, GILBERTO GIL, JORGE BEN JOR, MPB-4, ELIS REGINA, FAGNER e IVAN LINS. desse dia pode dizer que foi o que mais marcou, porque houve o dueto entre CHICO BUARQUE e GILBERTO GIL na música CÁLICE (apesar que esse registro só aparece na versão em dvd, incluído aqui em áudio). como naquela época, a música CÁLICE não era permitida pra tocar nas rádios, por isso os dois tiveram que executar a música com letras apropriadas, não podendo cantar a letra original, do que resultou das vezes do chico cantar o refrão PAI / AFASTA DE MIM ESTE CALICE... / DE VINHO TINTO DE SANGUE... até mesmo ameaçar com a frase ARROZ A GREGA... PARACUNDÁ... e um dos militares irem até a mesa de som e cortar os microfones, impedido que o chico dissesse essa estrofe. fato que irritou chico, até que ele disse que esse fato de cortar os microfones não estava incluído no show.  com tudo isso, chico voltaria ao palco já dizendo VAMOS O QUE PODE, pra cantar as músicas COTIDIANO (um trecho aparece somente no dvd) e BAIOQUE que era inédita, junto com o grupo vocal MPB4. tanto é que no final de BAIOQUE, pode perceber pouca coisa do chico tentando dizer: CENSURA FILHA DA P***, no meio de tantos falatórios do grupo MPB4 que até dificultou pra ouvir com mais nitidez, mesmo que bem no finalzinho se percebe um dos integrantes do MPB4 soltar a frase BANDO DE P****. outro fato que marcou nesse dia foi com a presença da ELIS REGINA, que antes de aparecer nesse dia, ela esteve presente nas olimpíadas do exército nesse ano. por conta disso, ela não ficou nem comovida nem nada após a interpretação belíssima da música CABARÉ (faixa que esteve presente somente no dvd, e incluído aqui - porém uma das únicas faixas do dvd a ser inteira e sem cortes), onde que antes de tudo, ela foi vaiada. e no final da música, recebeu muitos aplausos. além dessas, teve o dueto de GILBERTO GIL e JORGE BEN JOR que deram o melhor na apresentação, e algumas faixas aparecem tanto no cd, quanto no dvd. e por fim FAGNER fazendo a mostra com a música MANERA FRU FRU, seu primeiro sucesso, antes de CANTEIROS. 
12 DE MAIO: nesse dia o comparecimento de artistas foi bem maior que nos dias anteriores, sendo esses que teve mais variações de estilos musicais, como ERASMO CARLOS, WANDERLÉA, RONNIE VON, RAUL SEIXAS, SÉRGIO SAMPAIO, MARCUS PITTER, JORGE MAUTNER, BANDA DO CANECÃO, QUINTETO VIOLADO, TOQUINHO & VINÍCIUS (eles eram contratados pela RGE, atual som livre, nesse ano, mas só entraram na gravadora meses depois), WILSON SIMONAL, JAIR RODRIGUES, JUCA CHAVES e ZIMBO TRIO. nesse dia também teve alguns acontecimentos, como a perfeita apresentação do RAUL SEIXAS na LOTERIA DA BABILÔNIA, onde teve o nascimento da então SOCIEDADE ALTERNATIVA com direito ao desenho do simbolo no corpo, como mostra alguns registros, principalmente no dvd onde teve as imagens cortadas, as mesmas que teve no filme RAUL: O INÍCIO, O FIM E O MEIO, lançado muitos anos depois, até mesmo na capa do filme mostra esse momento antológico. além dessa, cantou a clássica LET ME SING, LET ME SING onde no dvd mostrou apenas um pequeno trecho, mas só LOTERIA DA BABILÔNIA entrou no disco, e mais tarde na coletânea RAUL ROCK VOL. 2 no ano de 1986. outros momentos foram o reencontro de ERASMO CARLOS e WANDERLÉA juntos para relembrar alguns momentos da jovem guarda, assim como RONNIE VON que cantou a inédita VAI DEPRESSA, o maldito da mpb SÉRGIO SAMPAIO (porém parceiro do RAUL SEIXAS desde o tempo da SOCIEDADE GRÃ-ORDEM KAVERNISTA em 1971) já cantava o aclamado EU QUERO BOTAR MEU BLOCO NA RUA, e entre tantos outros, mas esses foram alguns fatos importantes nesse dia, além da performance de TOQUINHO & VINÍCIUS. 
13 DE MAIO: último dia do festival, foi então o que mais teve fatos enormes que nos anteriores, e teve então artistas de peso como CAETANO VELOSO, GAL COSTA, MARIA BETHÂNIA, NARA LEÃO e JARDS MACALÉ, além de HERMETO PASCOAL e LUIZ MELODIA. mas o que ganhou destaque muito maior nesse time foi ODAIR JOSÉ. começando por ele, ODAIR JOSÉ cantou a música UMA VIDA SÓ (PARE DE TOMAR A PÍLULA) que não consta em nenhum dos registros, onde recebeu muitas vaias, o que ele fez prosseguir até sair do palco desapontado por esse motivo. fato é que PARE DE TOMAR A PÍLULA era proibida para a execução nas rádios naquele ano por conta da censura que vetou a música, principalmente o compacto. mas não era só por isso, o que constrangeu mesmo foi na execução da música VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR , que foi sucesso no ano de 1971, e que na hora de cantar, recebeu muitas vaias (como mostra aqui exatamente como foi essas vaias, não na versão anterior desse disco, das quais as vaias foram tapadas por aplausos, pra enganar) com chingos e outra mais, até aparecer CAETANO VELOSO pra fazer o dueto, da qual o aplauso foi muito maior, e esse registro consta no disco. no final da canção (que não aparece), caetano soltou o verbo com a questão: QUE NÃO HAVIA NADA MAIS Z DO QUE A CLASSE A, que na verdade seria algo como o porque eles não gostaram da apresentação do odair, sendo que o estilo de música dele era muito contrário, e da qual recebeu o tamanho apoio do caetano. mesmo que depois em compensação, CAETANO VELOSO também teve seu espaço para cantar as músicas TUDO SE TRANSFORMOU e  A VOLTA DA ASA BRANCA, essa foi a mais destacada para o dvd, principalmente no disco. daí teve as performances perfeitas de GAL COSTA que arrebentou com a música SEBASTIANA e trazer a releitura de TREM DAS ONZE, e MARIA BETHÂNIA com PRECISO APRENDER A SÓ SER e TRAMPOLIM, além da bela apresentação de ROSA DOS VENTOS que aparece somente no dvd, mas não por inteiro. mas o que causou mais ainda foi o dueto de BETHÂNIA e GAL na música ORAÇÃO DA MÃE MENININHA, que além de ter ficado bonito, no final da música as duas trocaram um selinho, fato que passou despercebido nos jornais e revistas, e também naquela época tinha muito preconceito com relação de gays e lésbicas, da qual se tornaram não era permitido, já que muitos anos depois após o fim da censura, o relacionamento entre duas pessoas do mesmo sexo tem sido repercutida até hoje. outra coisa que todos até já sabiam que tanto bethânia quanto gal são lésbicas assumidas, e que nesse tempo tiveram que manter tudo isso em segredo até o fim da censura no ano de 1985. agora quanto as outras apresentações desse dia, não teve tanta novidade. 
por fim, PHONO 73 foi um dos maiores festivais feitos durante o tempo da ditadura militar, onde os artistas fizeram de tudo pra mostrar seus trabalhos, onde também tiveram suas vaias, fatos, e momentos marcantes. como mostra esse vídeo aqui embaixo, que na verdade é a mostra do dvd que vem no kit com os 2 cd´s lançados no ano de 2005:






um detalhe importante: além do lançamento dos 3 discos como era previsto, iria aparecer em filme, da qual foi gravado nas 4 noites, dando um total de 11 horas por aí. mas por conta de alguns problemas que surgiram com produtora, gravadora e outras mais, o projeto foi arquivado e permaneceu guardado por muitos anos. mas infelizmente acabou perdendo muita coisa com o passar dos anos, o que resultou num dvd de apenas 35 minutos mostrando um pouco do que aconteceu nesse festival. 
o que mais chamou atenção fica pelo cartaz das quais teve alterações, como no primeiro cartaz que teve TIM MAIA, BADEN POWELL, TOM JOBIM, EVALDO BRAGA e mais alguns, como mostra aqui: 




e depois foi alterado para esse aqui:





como disse, PHONO 73 foi lançado em disco e em fita cassete com 3 volumes cada um, com um resumo de tudo do que aconteceu nos 4 dias, deixando muita coisa fora. depois ficou muito tempo fora do catálogo, até aparecer no ano de 1988 em 3 cd´s com o mesmo conteúdo dos discos. depois reaparecer no ano de 1997 em 2 cd´s também com o mesmo conteúdo. daí o projeto voltou com tudo no ano de 2005 com os mesmos 2 cd´s relançados no ano de 1997, mas agora totalmente remasterizado e remixado com a melhor qualidade, mostrando exatamente como foi as gravações sem ter aplausos, como em VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR e LOTERIA DA BABILÔNIA. e além dos 2 cd´s, contou com 1 dvd de apenas 35 minutos, como foi dito antes, mostrando um pouco do que aconteceu nesse festival, além de trazer como bônus a versão completa da música CÁLICE (versão censurada) sem cortes. no fim das contas, PHONO 73 é um dos melhores registros, e merce ser lembrado até hoje. 



OBSERVAÇÃO: como foi dito, essa edição especial do PHONO 73 saiu no ano de 2005 resultando com 2 cds e 1 dvd com apenas 35 minutos. e no meio desse dvd conta com músicas que não apareceram na versão do disco original, e até mesmo na versão dos 2 cd´s. por conta disso, consegui extrair o vídeo que contava no youtube (o mesmo que está aqui acima com o mesmo conteúdo do dvd), e aí peguei apenas o áudio e transformei no formato mp3, resultando os mesmos 35 minutos, com exceção do vídeo que tinha a música CÁLICE (versão censurada) que não foi incluído no vídeo dos 35 minutos, mas seria o bônus do dvd. com tudo isso, consegui dividir num total de 14 faixas, mostrando exatamente da mesma forma como está no dvd, mesmo com inúmeros cortes como consta originalmente. ainda mais porque merecia sim ter o áudio do dvd, já por conta da música CABARÉ que foi interpretada pela ELIS REGINA, a única música que está mais completa do que as outras. enfim, agora é só conferir. 





CD 01 01 - Regra Três (Toquinho & Vinícius 02 - Samba de Orly (Toquinho & Vinícius) 03 - Orgulho de um sambista (Jair Rodrigues) 04 - Sou da madrugada (Jair Rodrigues) 05 - Hino ao Senhor (Wilson Simonal) 06 - Rock da Barata (Jorge Mautner) 07 - Tudo se transformou (Caetano Veloso) 08 - Vou tirar você desse lugar (Odair José e Caetano Veloso) 09 - Vai depressa (Ronnie Von) 10 - Loteria de Babilônia (Raul Seixas) 11 - Me acende com teu fogo (Erasmo Carlos) 12 - Sentado a beira do caminho / Foi assim / Festa de arromba (Erasmo Carlos e Wanderléa) 13 - É com esse que eu vou (Elis Regina) 14 - Ladeira da Preguiça (Gilberto Gil e Elis Regina) 15 - Filhos de Gandhi (Gilberto Gil) 16 - Mas que nada / De manhã (Jorge Ben Jor) CD 02 01 - Zumbi (Jorge Ben Jor) 02 - Não tem perdão - (Ivan Lins e MPB-4) 03 - Pesadelo (MPB-4) 04 - A alegria continua (MPB-4) 05 - Baioque (Chico Buarque) 06 - Manera, Fru Fru, Manera (Fagner) 07 - Jazz Potatoes (Gilberto Gil e Jorge Ben Jor) 08 - Diz que fui por aí (Nara Leão) 09 - Quinze Anos (Nara Leão) 10 - Movimento dos barcos (Jards Macalé) 11 - Trem das onze (Gal Costa) 12 - Sebastiana (Gal Costa) 13 - Orações de Mãe Bethânia (Gal Costa e Maria Bethânia) 14 - Preciso aprender a só ser (Maria Bethânia) 15 - Trampolim (Maria Bethânia) 16 - A volta da Asa Branca (Caetano Veloso)
* citações: Eu Só Quero Um Xodó / Baião

CD BÔNUS (ÁUDIO DO DVD):

01 - Abertura / Caramba, Galileu da Galiléia (Jorge Ben Jor) *
02 - Que nega é essa? (Jorge Ben Jor) 03 - Meu Pai Oxalá (Toquinho & Vinícius) 04 - Cabaré (Elis Regina) 05 - Let Me Sing, Let Me Sing * / Loteria Da Babilônia (Raul Seixas) 06 - Cálice - Versão Censurada (Gilberto Gil e Chico Buarque) * 07 - Cotidiano * / Baioque (Chico Buarque) 08 - Eu quero é Botar Meu bloco na Rua (Sérgio Sampaio) 09 - Sebastiana (Gal Costa) 10 - Rosa dos Ventos (Maria Bethânia) * 11 - Oração de Mãe Menininha (Gal Costa e Maria Bethânia) 12 - Meio de Campo (Gilberto Gil) * 13 - Jazz Potatoes * / Filhos de Gandhi (Gilberto Gil e Jorge Ben)
14 - A volta da Asa Branca (Caetano Veloso)
* citações: Eu Só Quero Um Xodó / Baião
15 - Cálice - Versão Censurada (Gilberto Gil e Chico Buarque) - VERSÃO COMPLETA SEM CORTES (FAIXA BÔNUS)


* faixas que não entraram nos discos, que constam apenas no dvd, mas com vários cortes.




DOWNLOAD AQUI






Nenhum comentário:

Postar um comentário