RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

terça-feira, 27 de março de 2018

ABBA - RARITIES (THE COMPLETE STUDIO RECORDINGS BOX - DISC 9) (2005)





Esse disco que está aqui do grupo ABBA, faz parte do box THE COMPLETE STUDIO RECORDINGS lançado no ano de 2005, que trouxe pela primeira vez a coleção completa dos 8 discos de estúdios lançados pelo grupo (com exceção do disco ABBA LIVE de 1986 que ficaria fora, nas edições seguintes). Na verdade, o box trouxe diversas faixas bônus pra cada um, que originalmente constariam nos diversos singles lançados entre 73 até 82, ano em que o grupo anunciava a pausa na carreira, que na verdade seria o fim definitivo. e esse aqui seria o disco 9, com raridades que não apareceram na discografia oficial, mas boa parte das faixas esteve presente no box THANK YOU FOR THE MUSIC de 1994. pra uns não seria novidade, mas pra quem não tem a discografia da banda, já era um prato cheio.
e aqui vai uma parte da explicação desse disco: algumas faixas aparecem nos respectivos discos do grupo, mas com a versão diferente da original e também de forma extendida, como WATERLOO, THANK YOU FOR THE MUSIC numa versão dedicada a atriz DORIS DAY, VOULEZ-VOUS na versão estendida e ON AND ON AND ON na versão também estendida que teve num vídeo promo e muitos anos depois na edição especial do disco SUPER TROUPER de 1980. já I AM THE CITY não é novidade também, porque originalmente foi gravada no ano de 1982 um novo disco, que não chegou a ser completo (reza uma certa lenda que o nome do disco seria OPUS 10), e ai a faixa apareceu no ano de 1993 para a coletânea MORE ABBA GOLD. já PUT ON YOUR WHITE SOMBRERO e também o medley ABBA UNDELETED (que são sobras de estúdio gravados entre 74 até 82, e que não apareceram na discografia) apareceram no box THANK YOU FOR THE MUSIC de 1994, e pra quem não tem esse box, teve a oportunidade aqui.
agora, ABBA UNDELETED como eu disse, trata-se de um medley com diversas músicas como sobras de estúdio que não entraram na discografia. além de ter um tempo total de 23 minutos, é bem divertido por contar vários erros e também muita coisa desconhecida por aí, mas o problema maior é algumas músicas foram editadas, como JUST A NOTION, FERNANDO, e JUST LIKE THAT (essa foi a mais gravíssima). como disse, JUST A NOTION não está completa, e por aqui se inicia na segunda parte da canção, só que a versão completa é a mais difícil de achar, até então aparecer muitos anos depois para um grupo chamado ARRIVAL (que na verdade é um grupo tributo ao abba). já FERNANDO seria uma primeira versão demo para o trabalho da ANNY-FRID (ou então FRIDA como é conhecida), e houve uns cortes. e por fim, JUST LIKE THAT é que teve o maior problema.
JUST LIKE THAT foi gravada originalmente no ano de 1982 para um cujo disco grupo que seria lançado, mas não chegou a ser completo, tendo algumas faixas lançadas em diversas coletâneas. no caso dessa música, ela apareceu uma certa vez num single promocional contando com as faixas I AM THE CITY e HOVA´S WITTNE que teve apenas 300 cópias. e o mais curioso é que essa música teve 4 versões, a chamada SLOW que seria a versão mais lenta (a mais difícil de achar), a NA NA NA VERSION que consta com a voz doce de AGNETHA no começo, e principalmente nas partes finais da música, e uma cuja versão demo que começa de forma instrumental. mas o que ficou mais destacada foi a SAX VERSION que apresentou de forma completa, e porém a mais conhecida por inúmeros bootlegs e também pelo ABBA UNDELETED como foi apresentado aqui. só que, pelo que entendi, a letra da música traz uma história triste, e que fizeram que BENNY ANDERSSON e BJÖRN ULVAEUS desistissem de dar continuidade para que entre em algum single ou talvez em um novo trabalho do grupo, fato que não aconteceu. mas, essa versão completa foi gravada, e foi colocada num cujo single que teve apenas 300 cópias feitas, onde além de JUST LIKE THAT, teve as músicas I AM THE CITY (que consta aqui) e a música HOVA´S WITTNE, isso no ano de 82, e até hoje é um dos singles mais raros de achar, mas consta no site DISCOGS com as informações. mas isso não parou por aí. com a desistência dos dois, e com o fim do grupo, JUST LIKE THAT deixou de existir para o ABBA, sendo que benny e björn voltaram atrás da música e modificaram a letra e alguns arranjos diferentes, da qual passou para o conjunto GEMINI e se tornou conhecida. com esse problema todo, em 94 veio então a JUST LIKE THAT juntamente no ABBA UNDELETED, sem as partes em que agnetha cantava, tendo apenas a segunda parte do refrão da música, sob decisão dos dois compositores da música, o que então veio a ser conhecida assim mesmo com apenas 2 minutos e pouco. a versão completa até hoje é uma das mais procuradas, mas infelizmente com a qualidade péssima. enfim, mesmo com esse problema todo, esse disco aqui mostra uma parte das raridades do grupo, e ainda falta muita coisa. 
como bônus, acrescentei 4 faixas a mais que deveriam ser colocados também, e também é raridade. e vou explicar cada uma delas, além do que foi feito:
HOVA´S WITTNE e TIVEDSHAMBO: essas duas faixas originalmente fazem parte de um compacto lançado no ano de 1981 com poucas cópias, que seria uma homenagem ao STIG ANDERSON pelo seus 50 anos, e apenas HOVA´S WITTNE foi apresentada por um canal de tv no mesmo ano. essas duas faixas até hoje não apareceu em nenhum disco. com isso, essas duas faixas apareceram apenas no youtube, e eu consegui extrair e fazer uma remixagem com a qualidade melhor. 
JUST LIKE THAT (SAX VERSION - COMPLETE): essa faixa não precisa explicar de novo, porque teve modificações até demais. nessa faixa fiz o seguinte = uma parte retirei do ABBA UNDELETED como foi apresentada (como o começo da música e a segunda parte do refrão, sem as estrofes onde a agnetha cantaria, deixando apenas o coro), e a outra parte retirei de um vídeo do youtube da mesma versão, o SAX VERSION. com isso, fiz uma junta nessas duas partes, o que deu certo pra mostrar a versão completa e de como deveria ser, mas com uma variedade da qualidade, o que não deu muito certo. mesmo assim com esse tamanho defeito, fiz da maneira que pude pra mostrar exatamente como era, do início ao fim. 
TIVEDSHAMBO (1986 VERSION): essa faixa coloquei pra fechar o disco, por ser exatamene a última vez em que o grupo ABBA apareceu em público num canal de tv no ano de 1986, e a partir daí não teve mais nada. o mais interessante aqui é que além do fato de ser a última vez em que aparece juntos, a música teve a letra, da qual não foi apresentada na versão do compacto de 1981 que teve a versão instrumental. 
sinceramente, eu posso dizer que é por aqui onde se encerra a história do grupo. porque o que veio depois disso, foi só coletâneas e mais coletâneas, relançamentos com algumas coisas inéditas... e nada mais. 




01. Waterloo (Alternate Mix, Briefly Available As A Single A-Side In Sweden)
02. Medley: Pick A Bale Of Cotton - On Top Of Old Smokey - Midnight Special (Original German Charity Album Mix, Released In 1975)
03. Thank You For The Music (Doris Day Version)
04. Summer Night City (Full Length Version, First Released In 1994)
05. Lovelight (Alternate Mix, First Released In 1993)
06. Dream World (Outtake From Voulez-Vous Sessions, First Released In 1994)
07. Voulez-Vous (Extended Remix, 1979 US Promo)
08. On And On And On (Full Length Version 1980)
09. Put On Your White Sombrero (Outtake From Super Trouper Sessions, First Released In 1994)
10. I Am The City (Outtake From 1982 Album Sessions, First Released In 1993)
11. Abba Undeleted (Medley Of Outtakes, First Released In 1994): 
* Scaramouche  (recorded 77 during ABBA - THE ALBUM sessions)
* Summer Night City (Demo) (recorded october 80, fan club greeting)  
* Take A Chance On Me (first take, during ABBA - THE ALBUM sessions, 77) 
* Baby (early version from ROCK ME, recorded 74 from album ABBA) 
* Just A Notion (recorded 1978 from album VOULEZ-VOUS sessions) 
* Rikky Rock 'N' Roller (recorded 1974 from album ABBA sessions)   
* Burning My Bridges (recorded 1980 from album SUPER TROUPER sessions)  
* Fernando (first take, recorded 1975 during sessions for FRIDA´S solo album frida ensam)  
* Here Comes Rubie Jamie  (recorded 1974 from album ABBA sessions) 
* Hamlet III Parts 1&2 (recorded 1978 from album VOULEZ-VOUS sessions) 
* Free As A Bumble Bee (recorded 1978 from album VOULEZ-VOUS sessions) 
* Rubber Ball Man (recorded 1979 during sessions intended for a new single) 
* Crying Over You (recorded 1978 from album VOULEZ-VOUS sessions) 
* Just Like That (Sax Version - edit) (recorded 1982 during sessions for ABBA´S ninth studio album (ultimately never completed)) 
* Givin' a Little bit More (recorded 1981 from album THE VISITORS sessions)   




BONUS TRACKS (faixas não incluídas originalmente no cd)
12. Hova's Wittne (recorded 1981 from single HOVA´S WHITTNE / TIVEDSHAMBO) 
13. Tivedshambo (instrumental)  (recorded 1981 from single HOVA´S WHITTNE / TIVEDSHAMBO) 
14. Just Like That (Sax Version Complete) (recorded 1982 during sessions for ABBA´S ninth studio album (ultimately never completed)) 
15. Tivedshambo (1986 Version) (recorded 1986, ABBA reunites for an appearance on "Här Är Ditt Liv" tv program (16 January 1986) featuring Stig Anderson)







DOWNLOAD AQUI






2 comentários:

  1. Mano, Os Álbuns Do Fernando Mendes Estão Sem Previsão De Postagem Mesmo, Não É...

    ResponderExcluir
  2. realmente, tá muito dificil mesmo. mas vou dar um jeito por conta própria com os que tem aí disponível na internet, e vou dar uma melhora na qualidade (já que até agora não consegui os discos). vou tentar com o de 1988 primeiro. se der certo, aí seguirei com os outros.

    ResponderExcluir