RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

quinta-feira, 20 de junho de 2019

PAULO SÉRGIO - TRIBUTO (REMASTERIZADO) (1987 / 1996)





De volta a ativa com o BLOG DO DANIEL SKITER 3 depois de uma manutenção, da qual o notebook deu problemas, além de uma das contas do MEGA a ter problemas também. dessa vez vem com o gás total, com mais novidades e além das atualizações de alguns links que foram desativados, que será feita aos poucos.
e pra recomeçar o blog, escolhi esse disco que é considerado um dos melhores tributos já feitos (além de ser bem renegado anos depois por causa das mudanças do elenco), que é o tributo ao PAULO SÉRGIO.
lançado originalmente no ano de 1987, esse disco que teve apenas o nome do PAULO SÉRGIO, ou então conhecido como TRIBUTO, pra ser mais exato, seria um dos primeiros a usar a nova tecnologia em que poderia tirar apenas a voz do artista na música original e utilizar em uma nova gravação em estúdio com novos arranjos. o trabalho no geral até que foi bem cansativo, mas tanto o produtor, quanto a banda de apoio, principalmente o maestro WALDEMIRO LEMKE que fez a regência, tiveram que fazer tudo isso pra que saia da mesma forma da versão original, pra acertar cada parte em que paulo sérgio cantava. e com isso, o resultado foi esse: a junta de sucessos com novos arranjos, além das participações especiais de artistas que o conheceram pessoalmente, como JERRY ADRIANI, MARTINHA, WANDERLEY CARDOSO, RICARDO BRAGA, CHITÃOZINHO & XORORÓ, ÂNGELO MÁXIMO, JOÃO MINEIRO & MARCIANO, ANTONIO MARCOS, MARCOS ROBERTO, JAIR RODRIGUES e PERLA. ao todo, são 12 músicas que fizeram história na carreira de paulo sérgio, como ÍNDIA, ÚLTIMA CANÇÃO, NO DIA EM QUE PARTI, DESILUDIDO, EU TE AMO EU TE VENERO, O AMANHÃ ESPERA POR NÓS DOIS, entre outros. mas o que mais ganha destaque nesse tributo é a música QUERO VER VOCÊ FELIZ que conta com a participação do seu filho, o RODRIGO (também chamado como PAULO SÉRGIO JR.), que emocionou a todos com sua voz, e principalmente porque foi dado uma nova versão, mostrando ele agora, com seus 12 anos de idade, já crescido e agradecendo pelo carinho que recebeu pelo pai, e sentindo a ausência dele após partir em 1981, como já foi contado no disco ME AJUDE A MORRER, já postado aqui. 
assim que esse disco foi lançado, houve altas vendas, e o espírito de ter paulo sérgio outra vez com sua voz, embalaram todos os fãs que conferiram esse tributo. em comparação, o mesmo foi feito para o cantor EVALDO BRAGA, que lançaria o tributo EU AINDA AMO VOCÊS, que teve o mesmo trabalho com a nova tecnologia com outros convidados que o conheceram também. 
mas... no ano de 1996 houve um outro tributo ao PAULO SÉRGIO, que foi lançado pela primeira vez em cd, e infelizmente não obteve o mesmo resultado do trabalho de 1987, e vou explicar isso. 
nessa nova versão, ficou a cargo de SANTIAGO FERRAZ (e olha que conheci esse cara pessoalmente, que é gente boa (apesar que faz tempo que não ouvi mais falar dele)) que foi produtor e que coordenou na nova mixagem, e além disso, substituiu os convidados da primeira versão, colocando outros que não teve nada a ver, e não chegaram a conhecer paulo sérgio pessoalmente. somente alguns como AMADO BATISTA e GILLIARD, que ambos iniciaram suas carreiras na metade dos anos 70. agora, aparecem outros nomes, e boa parte da música sertaneja atual dos anos 90. alguns conhecidos até hoje como JOÃO PAULO & DANIEL , GIAN & GIOVANI, MATOGROSSO, JAYNE e ALLAN & ALLADIN. e outros que não foram reconhecidos (e eu nunca ouvi falar) como REGIS E RAÍ, RAMON e HENRIQUE & RICARDO. outro detalhe que chamou a atenção dessa versão de 96 foi o fato de dizer que foi feito novos arranjos acima da primeira versão, mas pra quem vai ouvir assim que baixar esse disco aqui, vai perceber que não houve mudança nenhuma, com exceção do outro elenco de artistas, e que apenas a música ÚLTIMA CANÇÃO teve uma diferença mínima na parte instrumental. para a maior bagunça, ficou assim: 

* ÚLTIMA CANÇÃO: na primeira versão era com ANTÔNIO MARCOS, que nesse tempo era contratado pela gravadora COPACABANA. na nova versão ficou com a dupla JOÃO PAULO & DANIEL que nesse ano estavam no auge do sucesso, antes da trágica morte de joão paulo em 97. 

* CAPELA: foi gravada com a dupla CHITÃOZINHO & XORORÓ que também faziam parte da mesma gravadora. porém, na nova versão, permaneceu do mesmo jeito, sem alterações. essa seria a única faixa que não foi colocado outra dupla pra substituir. 

* ÍNDIA: teve a participação da cantora paraguaia PERLA, e ela o conhecia pessoalmente. na nova versão, foi colocada a cantora JAYNE, que era contratada pela gravadora PARADOXX, e fez sucesso com a versão da música MISSISSIPI, conhecida pelo grupo PUSSYCAT em 1976. 

* TRISTEZA DO JECA: ficou com a participação do eterno JAIR RODRIGUES, que em 87 era contratado também pela COPACABANA e no período em que fez sucesso com a música MAJESTADE O SABIÁ com a dupla CHITÃOZINHO & XORORÓ. na nova versão contou com a participação do GILLIARD. 

* MINHAS QUALIDADES, MEUS DEFEITOS: ficou com o RICARDO BRAGA que também era contratado na copacabana. na nova versão ficou com o AMADO BATISTA que estava na gravadora RCA (atual sony music) no auge do sucesso. 

* DESILUDIDO: ficou com o ÂNGELO MÁXIMO, mas na nova versão ficou com a participação do cantor RAMON, que é desconhecido (até agora não sei quem é exatamente).

* QUERO VER VOCÊ FELIZ teve o dueto marcado com o filho RODRIGO, que é chamado também como PAULO SÉRGIO JR, que teve a carreira como cantor e mágico (como mostrou uma vez no fantástico, da rede globo), e fazia as homenagens ao pai com o passar do tempo. com isso, só gravou apenas 1 compacto em 87 com as músicas A PRIMEIRA CANÇÃO e EU QUERIA. infelizmente, morreu em 2016 por complicações de esclerose múltipla. já na nova versão em 96, manteve a mesma do disco de 1987, sem alterações. 

* PELO AMOR DE DEUS: teve a participação da cantora e compositora, a queijinho de minas MARTINHA. foi ela que compôs essa música, da qual paulo sérgio gravou e fez sucesso. na nova versão, contou com a participação do MATOGROSSO, que nesse ano não estava fazendo dupla com o MATHIAS, e se dedicou a carreira solo até em meados de 2000. 

* NO DIA EM QUE PARTI: conta com o dueto do eterno JERRY ADRIANI, que em 87 já era contratado pela RGE (atual som livre), e conhecia o paulo sérgio desde os tempos da jovem guarda. mas na nova versão, ficou com a dupla HENRIQUE & RICARDO, que tem vozes parecidas com a dupla LEANDRO & LEONARDO como eram conhecidos nesse ano, e eu só me lembrei disso porque eles eram conhecidos pela música AGORA OU NUNCA MAIS, que muitos anos mais tarde foi regravada pelo AMADO BATISTA, que se tornou sucesso. 

* EU TE AMO, EU TE VENERO: na versão de 87 contou com a dupla JOÃO MINEIRO & MARCIANO que estavam no auge do sucesso. na versão de 96 ficou para a dupla ALLAN & ALLADIN, que estavam com a segunda formação, após a morte do primeiro ALLADIN em 92. 

* O AMANHÃ ESPERA POR NÓS DOIS: na primeira versão ficou com o WANDERLEY CARDOSO, que também conhecia o paulo sérgio desde os tempos da jovem guarda. na nova versão, ficou com a dupla REGIS & RAÍ. dessa dupla não faço a minima ideia da história, mas quem souber, por favor, me fale. 

* FUJO DE MIM (PRA ESQUECER QUE VOCÊ EXISTE): pra fechar o tributo, a música teve a participação de MARCOS ROBERTO, também por fazer parte da era da jovem guarda. para a nova versão, ficou com a dupla conhecida GIAN & GIOVANI, que nesse ano estavam também no auge do sucesso, agora pela RCA (atual sony music). 

resumindo: esse foi o tal motivo do tributo da versão de 1996 ter sido renegada por muitos, porque boa parte dos fãs queriam mesmo ver a versão antiga de 87 que era bem melhor que a outra. mas, segundo o tal texto que conta no cd, o elenco que foi colocado são ALGUNS DOS NOMES MAIS EXPRESSIVOS DA MÚSICA BRASILEIRA DA ATUALIDADE (com exceções do AMADO BATISTA, GILLIARD, GIAN & GIOVANI, MATOGROSSO e JOÃO PAULO & DANIEL), mas boa parte só sertanejo. por isso é que a primeira versão se tornou raro de achar por aí. um outro detalhe: assim que o da primeira versão foi lançado em 87, foi lançado também a versão em karaokê com o mesmo repertório, pra soltar a voz no lugar dos artistas, e esse também é um dos discos raros de encontrar. 
pra fechar essa confusão toda, há alguns blogs (como o caso do pessoal do BREGA BLOG da qual indico pra todos até hoje) que consta com a primeira versão, enquanto boa parte só tem a segunda, de 96. por essa razão, pra não fazer de forma separada, juntei as duas versões pra ficar melhor, destacando a primeira versão no começo, enquanto a segunda versão ficou como faixas bônus, e por esse motivo, as músicas CAPELA e QUERO VER VOCÊ FELIZ foi colocado apenas uma vez, pra não ficar repetitivo aqui, mantendo a sequência da primeira versão. 




01 - última canção - com ANTONIO MARCOS 
02 - capela - com CHITÃOZINHO & XORORÓ 
03 - índia - com PERLA 
04 - tristeza do jeca - com JAIR RODRIGUES 
05 - minhas qualidades, meus defeitos - com RICARDO BRAGA 
06 - desiludido - com ÂNGELO MÁXIMO 
07 - quero ver você feliz - com RODRIGO (PAULO SÉRGIO JR)
08 - pelo amor de deus - com MARTINHA 
09 - no dia em que parti - com JERRY ADRIANI 
10 - eu te amo, eu te venero - com JOÃO MINEIRO & MARCIANO 
11 - o amanhã espera por nós dois - com WANDERLEY CARDOSO 
12 - fujo de mim (pra esquecer que você existe) - com MARCOS ROBERTO 

FAIXAS BÔNUS extraídas da segunda versão, de 1996 com outros artistas: 
13 - última canção - com JOÃO PAULO & DANIEL 
14 - minhas qualidades, meus defeitos - com AMADO BATISTA 
15 - fujo de mim (pra esquecer que você existe) - com GIAN & GIOVANI 
16 - índia - com JAYNE 
17 - tristeza do jeca - com GILLIARD 
18 - desiludido - com RAMON 
19 - pelo amor de deus - com MATOGROSSO 
20 - no dia em que parti - com HENRIQUE & RICARDO 
21 - eu te amo, eu te venero - com ALLAN & ALLADIN 
22 - o amanhã espera por nós dois - com REGIS & RAÍ 



DOWNLOAD AQUI



4 comentários: