7 de mai. de 2024

MARA MARAVILHA - 2 EM 1: MARAVILHA / UM GRANDE AMOR (REMASTERIZADO) (2024)

 





MARA MARAVILHA, ou chamado na época apenas como MARA, lançou seus primeiros trabalhos entre compactos simples e duplos entre 82 a 84 pela EMI MUSIC, até então no ano de 86 ter a oportunidade de lançar oficialmente o primeiro disco, que viria a ter reconhecimento maior 1 ano depois. E aqui, como vocês podem ver, temos 2 discos lançados entre anos diferentes que tem uma história, de como surgiu ao mundo infantil e antes disso. 
MARAVILHA como foi constado oficialmente na discografia, é o primeiro disco de carreira da MARA, lançado no ano de 1987, mesmo ano em que ela começou a apresentar o programa SHOW MARAVILHA, que era voltado para o público infantil no canal SBT, e o disco foi muito bem recebido, onde teve as conhecidas VEM BRINCAR COMIGO que abre o disco, MARAVILHA que foi tema de abertura para o programa SHOW MARAVILHA durante anos, CHOCRÍVEL, além de AMIGO É que contou com a participação do ex "menudo" ROY ROSELLO, e BOLA DE CRISTAL que contou com a participação de BABY DO BRASIL, na época chamada como BABY CONSUELO. O disco, mesmo sendo voltado para o público infantil, vendeu mais de 100 mil cópias, exatamente no mesmo período em que tinha outros artistas como XUXA, SÉRGIO MALLANDRO, SIMONY, A TURMA DO BALÃO MÁGICO, ANGÉLICA e muitos outros que lançavam discos simultaneamente no mesmo tempo em que apresentavam em  programas de tv, além da MARA. 
O outro disco que vem a seguir, chamado como UM GRANDE AMOR apareceu nas plataformas digitais em 2022, que na verdade, se trata de um cujo primeiro disco que seria lançado no ano de 1986, mas que ficou engavetado pela gravadora por muitos anos, devido a mudança de estilo musical. Pra explicar melhor, entre 82 a 86, MARA tinha lançado compactos com músicas voltadas ao estilo romântico, das quais obteve vendas entre 15 a 30 mil cópias, dando resultado para a gravação do primeiro disco que viria a ser lançado no ano de 1986 com o nome de SIMPLESMENTE, ou então como SIMPLESMENTE MARA, que contaria com 10 músicas com temas românticos, tendo destaque para as músicas POR UM OLHAR, UM GRANDE AMOR e AH! COMO É BOM, e desse disco veio também as primeiras gravações de MÉDIA 5 (PASSEI) e CORAÇÃO NA MÃO, que ambas viriam a ser regravadas para discos seguintes, como no caso de CORAÇÃO NA MÃO que aparece aqui no disco de 87 com outro arranjo. 
O disco SIMPLESMENTE MARA, ou apenas como SIMPLESMENTE, estava quase pronto com as músicas gravadas, faltando apenas as fotos para ser colocada na capa e ser lançado em seguida, mas devido a mudança de estilo, da qual a MARA deixaria de lado a música romântica, começando a seguir para o público infantil, sendo convidada para apresentar o programa SHOW MARAVILHA no SBT, o disco acabou sendo engavetado pela EMI MUSIC e não chegou a ser lançado. Somente uma vez e outra, algumas músicas apareciam nos programas do SBT para divulgar, como foi o caso da música POR UM OLHAR que foi sucesso. Outro caso também foi com a música QUERO MAIS É DEBOCHAR que teve até videoclipe, e que estaria presente nesse disco. 
Ainda mais sobre o disco UM GRANDE AMOR ou SIMPLESMENTE MARA, apareceu somente nas plataformas digitais em 2022 como surpresa para os fãs, 36 anos depois do que aconteceu, onde de 10 músicas que estariam no disco, apenas 9 apareceu, onde 5 faixas são inéditas, como UM GRANDE AMOR, DOCE COMPANHIA que foi a escolhida para a divulgação desse disco, ANJO TRAVESSO, AH COMO É BOM e NÃO CHORE, apesar que AH! COMO É BOM não seria tão inédita porque apareceu em um dos programas do SBT como divulgação no ano de 86. Já outras apareceram em outras ocasiões: POR UM OLHAR apareceu pela primeira vez como inédita na coletânea MEUS MOMENTOS VOL. 2 no ano de 97 com a sua versão original, sendo a mesma apresentada aqui. Já as músicas MÉDIA 5 (PASSEI) e SUGA SUGA foram regravadas e apareceram no disco MARA de 1989, que conta com a música LIGA PRA MIM que foi o maior sucesso. CORAÇÃO NA MÃO também foi regravada, e apareceu no disco de 87, já incluído aqui na faixa 11. 
E aqui trago pela primeira vez na série 2 em 1 o primeiro disco da MARA por dois lados, de como deveria ser lançado, e de como foi lançado um ano depois. 



* MARAVILHA (1987):
01 - vem brincar comigo 
02 - deu a louca nos bichos 
03 - amigo é - part. esp. de ROY ROSELLO 
04 - sapeca
05 - beijoca açucarada
06 - maravilha
07 - bola de cristal - part. esp. de BABY DO BRASIL 
08 - chocrível
09 - rock da mamãe
10 - chuva de estrelas 
11 - coração na mão 
12 - hoje é seu dia    


* UM GRANDE AMOR (SIMPLESMENTE MARA) (1986 / 2022):
13 - por um olhar
14 - um grande amor
15 - doce companhia (fica comigo)
16 - coração na mão '86
17 - não chore
18 - média 5 (passei) ' 86
19 - ah! como é bom 
20 - anjo travesso
21 - suga, suga
22 - quero mais é debochar - FAIXA BÔNUS






Um comentário:

  1. muito obrigado DANIEL, por este belo post, e informacoes da MARA que eu nao conhecia, valeu. abracao.

    ResponderExcluir