RÁDIO ALTA FREQUÊNCIA ON LINE (24 HORAS POR DIA) Ouça a rádio aqui com o melhor da música.

22 de fev. de 2023

SHARIF DEAN - YOURS SINCERELY (1975)

 




Créditos aos blogs ARQUIVO TIO SAM, SÓ MÚSICA (do grande BUGRIM), BLOG DO DANIEL SKITER 3 e MÚSICAS DOS ANOS 60.  


Fazendo uma grande pesquisa na internet, hoje pouco se sabe sobre o cantor SHARIF DEAN, que foi um dos artistas importantes da música romântica dos anos 70. Seu nome verdadeiro é SHARAFEDDINNE KHARROUBI, filho de mãe francesa e pai argelino, nasceu no dia 14 de agosto de 1947 na casablanca, que fica em marrocos. Ele começou sua carreira como cantor nos anos 60 cantando em vários lugares, ganhando um show de talentos no ano de 1964, até então ser contratado pela gravadora CBS nos anos 70, lançando vários singles até o ano de 85, e alguns discos entre 75 a 78. Para o resumo melhor, SHARIF DEAN foi mais conhecido pela clássica DO YOU LOVE ME? no ano de 72, presente num compacto simples que contava no lado B a música IN THE SUMMER HOLIDAYS, e que contou com a participação da cantora EVELYN D´HAESE. DO YOU LOVE ME? foi o maior sucesso que tocou nas rádios em diversos países, ficando em primeiro lugar na holanda, na frança, nos países baixos, principalmente no brasil. Aí no ano seguinte viria outro sucesso, que é a música NO MORE TROUBLES, que não teve o mesmo tanto do sucesso como o anterior, e fez parte do single que contava no lado B a música GOODBYE AND THANK YOU. 
Já no ano de 1975, teve a oportunidade de lançar o primeiro disco, chamado YOURS SINCERELY (esse aqui), que foi bem reconhecido, e quase boa parte das músicas ficaram conhecidas com o passar dos anos, dando destaque maior na regravação da música DO YOU LOVE ME? (que acabou ficando mais conhecida nessa versão em inúmeras coletâneas no brasil, ao invés da versão original de 73), mas obteve pouco sucesso, ficando apenas na bélgica. No brasil, teve sorte porque foi lançado um compacto duplo sob o título de OS GRANDES SUCESSOS DE SHARIF DEAN com 4 músicas, e que hoje é uma das relíquias pra se encontrar. 
Ao que se sabe da história, dizem pela internet que SHARIF DEAN lançou mais dois discos entre 75 e 78, mas trata-se de dois discos gravados em espanhol com algumas músicas que fazem parte desse disco YOURS SINCERELY e dos singles. E depois disso, lançaria dois singles entre os anos de 84 e 85, que não obteve sucesso, até ficar no anonimato, até saberem que ele morreu no dia 14 de fevereiro de 2019, por complicações da diabete.  
E hoje, trago esse único disco de SHARIF DEAN que é uma das maiores relíquias, e que até hoje não apareceu em cd e nem nas plataformas digitais, pra vocês conhecerem, incluindo a regravação de DO YOU LOVE ME? que abre o disco. Como bônus, de forma especial para o blog, acrescentei faixas referentes aos primeiros compactos entre os anos de 72 a 74, que inclui a versão original de DO YOU LOVE ME? de 72 e a música NO MORE TROUBLES, e a versão em espanhol de DO YOU LOVE ME?, que teve o título de ME AMAS?, que também fez muito sucesso em inúmeras rádios. 


OBSERVAÇÃO: A qualidade de áudio desse disco, do que consta aqui, vão variar muito, porque foram extraídos de discos e compactos do SHARIF DEAN que consta nos blogs (até hoje) ARQUIVO TIO SAM, SÓ MÚSICA (do Bugrim) e do blog MÚSICA DOS ANOS 60, além das músicas DO YOU LOVE ME? na versão de 75 e da música NO MORE TROUBLES que foram extraídos da coletânea FOREVER YOUNG que conta com vários artistas, além do SHARIF DEAN, e que faz parte do meu acervo. Boa parte das faixas que consta aqui, com exceção dos bônus e algumas como a DO YOU LOVE ME?, foram extraídas do blog ARQUIVO TIO SAM, e que infelizmente entre uma música e outra aparece a locução com o nome do blog, o que fica muito difícil pra tirar. Mas por essa razão, o blog ARQUIVO TIO SAM merece por trazer esse disco de 75 por completo, além do SÓ MÚSICA que trouxe o compacto OS GRANDES SUCESSOS DE SHARIF DEAN e uma outra coletânea que fugiu o nome, e o blog MÚSICA DOS ANOS 60 que trouxe o disco completo também, com um pouco da qualidade melhor. E como o objetivo do blog é ao menos trazer todas as faixas possíveis que estiveram presentes em todos os singles, infelizmente fica de fora os dois discos em espanhol de 75 e 78 que hoje não encontra por aí, e os dois singles de 84 e 85 que foram lançados em gravadoras independentes. Mas foi a única forma de trazer pelo menos o essencial do SHARIF DEAN pra vocês conhecerem.  



01 - do you love me? (1975)
02 - i hear you knocking
03 - precious time
04 - he´ll have to go
05 - hey baby
06 - the devil and the deep blue sea
07 - stand by me
08 - red rose
09 - dreamy day
10 - hey mister sun 
11 - all i need
12 - so good (to be together)

BONUS TRACKS (exclusivos para o blog):
13 - anna marianna (a-side single 1972: anna marianna / mary ann)
14 - mary ann (b-side single 1972 anna marianna / mary ann)
15 - do you love me? (original version) (a-side single 1972: do you love me? / in the summer holidays)
16 - in the summer holidays (b-side single 1972: do you love me? / in the summer holidays)
17 - no more troubles (a-side single 1973: no more troubles/goodbye and thank you)
18 - goodbye and thank you (b-side single 1973: no more troubles / goodbye and thank you)
19 - let it be free (b-side single 1974: so good (to be together) / let it be free)  
20 - me amas? (do you love me?) (from 1973 EP me amas?)   






7 comentários:

  1. post muito top do charif dean me faz voltar ao passado, parabens DANIEL, voce voltou com toda carga. abracao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apesar de serem músicas do passado, suas letras são bem presentes, continuam emocionando.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Muitas Saudades desse cantor

    ResponderExcluir
  4. Saudades. Deus o tenha em bom lugar, iluminado pela sua presença

    ResponderExcluir
  5. Deus ilumine Sharif Dean, cantor muito romântico, sensível, passou toda emoção através de sua música

    ResponderExcluir
  6. Músicas lindas, mechem com a emoção. Esse cantor era muito sensível, motivo pelo qual, compôs somente maravilhas musicais. Deus o abençoe aonde estiver.

    ResponderExcluir