No mês passado, ou pra ser exato, no dia 04 de outubro de 2020, completou 50 anos que a JANIS JOPLIN nos deixou aos 27 anos, deixando um legado com diversos clássicos e pela sua voz que ficou marcante até hoje, da qual tem inspirado inúmeras cantoras e artistas pelo seu belíssimo trabalho em vida. Esse disco aqui (já foi postado anteriormente numa versão remasterizada que faz parte do BOX OF PEARLS lançado no ano de 1999 com poucas novidades, e não dei muitas explicações sobre esse disco) chamado PEARL seria o quarto disco de carreira, sendo o segundo como carreira solo e último gravado em vida. Lançado originalmente no ano de 1971, quase 1 ano depois da sua morte, PEARL traz em massa 10 faixas (pra ser mais exato, seria 9 faixas dando a exceção de BURIED ALIVE IN THE BLUES que é instrumental) onde ela nos deixa suas últimas interpretações pela sua voz rouca, trazendo os principais clássicos como MOVE OVER, a belíssima CRY BABY, ME AND BOBBY McGEE que já foi regravado por vários artistas não sendo iguais a essa versão da janis que se tornou muito marcante, também MY BABY e entre outros. MERCEDES BENZ é o seu último registro que foi gravado no dia 01 de outubro, 3 dias antes da sua morte, porém sendo um hino muito conhecido pelos seus fãs até hoje pela sua bela interpretação acapela, e sendo também regravada por inúmeros artistas, mas igual a versão da janis (pelo que sei) não tem de jeito nenhum. E por fim a não citada BURIED ALIVE IN THE BLUES que é a única instrumental desse disco, que na verdade foi gravado antes pela banda de apoio FULL TILT BOOGIE BLUES no mês de setembro, mas faltaria apenas a voz da janis para completar. Mas infelizmente como ela morreu antes, a música não foi aproveitada, e foi colocada assim mesmo para completar o disco.
Com a sua partida no dia 04 de outubro de 1970, janis deixou um legado pela sua voz, fazendo parte do chamado CLUBE DOS 27, que além dela, teve JIMI HENDRIX que morreu no mesmo ano, JIM MORRISON no ano de 1971, e alguns que são lendas como KURT COBAIN no ano de 1994 e a cantora AMY WINEHOUSE em 2011, sob efeito das drogas e bebibas. Depois da sua partida, PEARL foi lançado no ano de 1971 e fez muito sucesso tanto nas vendas, quanto nas rádios, e depois desse disco saiu inúmeras coletâneas, registros inéditos ao vivo, raridades com músicas que não foram aproveitadas para os discos, e edições especiais dos seus discos. No caso desse aqui, já havia lançado um no ano de 1999 dentro do BOX OF PEARLS (já postado aqui) onde contou com 4 faixas bônus gravados ao vivo. A segunda edição seria esse aqui dentro da coleção LEGACY EDITION onde trouxe 6 faixas bônus, sendo algumas já existentes nas coletâneas póstumas, e um cd bônus com gravações ao vivo durante o FESTIVAL EXPRESS TOUR no canadá entre os dias 28 de junho a 04 de junho de 1970, sendo as últimas apresentações da janis junto com a sua banda de apoio. E uma terceira edição sob o nome de THE PEARL SESSIONS lançado em 2012 que contou com todas as faixas do disco além de versões alternativas que não entraram nos discos.
Nessa versão LEGACY EDITION de 2005 lançado como um cd duplo, consta com o disco totalmente remasterizado, além das 6 faixas bônus com versões alternativas sendo algumas conhecidas posteriormente, e outras inéditas, como a HAPPY BIRTHDAY JOHN (HAPPY TRAILS). E o cd 2 que consta com as gravações ao vivo que foram feitas na turnê do FESTIVAL EXPRESS TOUR onde traz as belas performances e energéticas como a TELL MAMA, MOVE OVER, PIECE OF MY HEART, BALL AND CHAIN, CRY BABY, TRY (JUST A LITTLE BIT HARDER), entre outros, dando um total de 13 músicas, sendo 7 que entraram nos discos póstumos e 6 que são inéditos e exclusivos nessa edição. Resumindo, tanto as faixas bônus e as faixas ao vivo do cd 2, boa parte dessas faixas que não tem o asterístico ao lado de cada um, estiveram presentes nos discos PEARL EXPANDED EDITION pertencente ao BOX OF PEARLS de 1999, o disco póstumo JANIS JOPLIN IN CONCERT de 1972 e a compilação FAREWELL SONG de 1982, ambos já postados aqui.
CD 1 - PEARL (ORIGINAL ALBUM REMASTERED):
01 - move over
02 - cry baby
03 - a woman left lonely
04 - half moon
05 - buried alive in the blues (instrumental)
06 - my baby
07 - me and bobby mcgee
08 - mercedes benz
09 - trust me
10 - get it while you can
BONUS TRACKS:
11 - happy birthday, john (happy trails)
12 - me and bobby mcgee (demo version)
13 - move over (alternate version) *
14 - cry baby (alternate version)
15 - my baby (alternate version) *
16 - pearl (instrumental) *
CD 2 - LIVE FROM THE FESTIVAL EXPRESS TOUR, CANADÁ (recorded june 28 - july 04, 1970):
01 - tell mama
02 - half moon
03 - move over
04 - maybe *
05 - summertime *
06 - little girl blue
07 - that´s rock n´ roll *
08 - try (just a little bit harder) *
09 - kozmic blues
10 - piece of my heart *
11 - cry baby *
12 - get it while you can
13 - ball and chain
* previously unissued
Boa noite amigo Daniel, os discos 14 mais CBS faltam alguns volumes ( nove para ser exato) para fechar a coleção estamos no aguardo de sua publicação, abraço!!!
ResponderExcluirObrigado Daniel por compartilhar essa arte!!!
ResponderExcluir