4 de out. de 2020

HEART - MAGAZINE (REMASTERED EDITION) (1977/1978)

 



Após o tamanho reconhecimento no disco de estreia da banda HEART das irmãs ANN e NANCY WILSON, o DREAMBOAT ANNIE lançado no ano de 1976, as coisas começaram a mudar. A banda entrou novamente nos estúdios para gravar algumas músicas para um futuro próximo disco que seria lançado pela gravadora MUSHROOM RECORDS (a mesma da qual lançou o disco DREAMBOAT ANNIE de 1976), mas as coisas começaram a complicar porque os produtores da gravadora fizeram uma divulgação por causa das vendas do disco DREAMBOAT ANNIE para a revista ROLLING STONE, onde as irmãs aparecem de ombros (da mesma maneira da capa original do disco) com um suposto título escrito I WAS ONLY OUR FIRST TIME (em português, ISSO FOI APENAS A NOSSA PRIMEIRA VEZ), e isso irritou a banda, que depois fizeram de tudo para rescindir o contrato. Mas fora isso teve mais problemas, como no caso o HEART estavam fazendo tamanho sucesso devido ao disco e as músicas CRAZY ON YOU, DREAMBOAT ANNIE e MAGIC MAN tocavam nas rádios, a gravadora recusou a pagar mais royalites, e isso piorou ainda mais, até então assinarem um novo contrato com a gravadora PORTRAIT RECORDS que era pertencente a gravadora CBS RECORDS (atual sony music). E aí vieram vários problemas depois disso. A banda entrou nos estúdios para gravar o disco que seria lançado logo depois, o LITTLE QUEEN, mas por outro lado, só de tamanha raiva, a MUSHROOM RECORDS lançou o disco MAGAZINE no mês de abril de 1977 (enquanto o LITTLE QUEEN veio no mês de maio) onde contava com 5 gravações que a banda deixou antes de saírem, além da música HERE SONG que seria a primeira gravação da banda antes de assinarem contrato no ano de 1975, e duas faixas gravadas ao vivo no mesmo ano. E é aí que se explica em que MAGAZINE seria o segundo disco da gravadora, enquanto LITTLE QUEEN seria o terceiro. 
Como disse, MAGAZINE foi lançado no mês de abril sem autorização das irmãs e da banda, mas sob vontade da gravadora, onde a música HEARTLESS foi a primeira a ser divulgada nas rádios. Com a banda sabendo do lançamento desse disco, elas processaram a MUSHROOM RECORDS por inúmeros motivos, fazendo com que esse disco fosse retirado das prateleiras o mais rápido possível, mas alguns exemplares foram vendidos em outros selos e gravadoras, e algumas estações de rádio tocaram algumas músicas do disco, além da própria HEARTLESS. Valendo ressaltar que o disco foi lançado não só sob a vontade da gravadora, mas também de como foi gravado sem a supervisão da banda para fazer a mixagem do disco de acordo de como queriam. 
O disco LITTLE QUEEN saiu um mês depois, mas não atrapalhou nas vendas, graças a música BARRACUDA que se tornou o maior sucesso e carro chefe da banda. Com isso, houve a batalha jurídica entre a banda com os produtores e executivos da MUSHROOM RECORDS, onde só no ano de 1978, conseguiram entrar num acordo, fazendo com que o disco fosse relançado de qualquer maneira, e da maneira de a banda queria. Resultado disso, a banda regravou o disco todo com novos arranjos e com muitas alterações, entrando nos estúdios para refazer por 5 dias, e ser relançado meses depois no ano de 1978, e agora sim pode-se dizer que MAGAZINE seria o terceiro disco da banda por causa desse problema todo. 
Para dar uma explicação melhor, as duas versões do disco entre 77 e 78 tem enormes diferenças entre a gravação de voz das irmãs, além de algumas passagens dos instrumentos onde tiveram substituições por outras, e cortes nas gravações ao vivo. Mas o que dá pra perceber melhor é nos vocais da ANN WILSON. Na primeira versão de 1977, o vocal dela era totalmente bem rasgado e mais potente (tendo a ver com os vocais do disco DREAMBOAT ANNIE) nas 6 faixas de estúdio. Mas na segunda versão, a voz dela ficou mais melódica e menos potente, tendo diferenças enormes para a versão anterior. Outro ponto a perceber é na música HERE SONG em que os solos de guitarra na primeira versão, foram trocados pelo som de flautas na segunda versão, e por fim o MEDLEY BLUES (na segunda versão ficou sob o nome de MOTHER EARTH BLUES), teve o tempo reduzido, porque a pedido das irmãs, foi cortado uma parte dos solos de guitarra durante a música, além dos improvisos da ANN WILSON nos vocais. No final das contas, o disco foi lançado no ano de 1978 sob a vontade da banda, e a MUSHROOM RECORDS abraçou a proposta. Por fim, no ano de 1980 a gravadora fechou as portas, e tanto MAGAZINE quanto o DREAMBOAT ANNIE foram passados para a gravadora CAPITOL RECORDS (anteriormente ficando para a EMI MUSIC, e hoje pertence a UNIVERSAL MUSIC), valendo dizer que a versão que ficou da gravadora foi o do ano de 1978, enquanto a edição anterior de 1977 se tornou uma das raridades até hoje, o que também é impossível encontrar para baixar o disco. 
Por esse motivo, fiz a junta das duas edições para serem colocadas no cd, sendo que a edição de 1978 se tornou a mais conhecida desde quando veio pela primeira vez em cd, e o do ano de 1977 foi colocado aqui como bônus (exclusivamente do blog) para mostrar como seria exatamente o disco antes das tais mudanças, mas mesmo assim vale a pena conhecer as duas edições aqui.    







* MAGAZINE (REMASTERED EDITION) (1978):  
01. Heartless
02. Devil Delight
03. Just The Wine
04. Without You
05. Magazine
06. Here Song
07. Mother Earth Blues
08. I've Got The Music In Me


* MAGAZINE (1977 LIMITED EDITION) (faixas bônus não incluídas na versão remasterizada, mas colocadas aqui exclusivamente do blog):  
09. Heartless
10. Without You
11. Just The Wine
12. Magazine
13. Here Song
14. Devil Delight
15. Medley Blues:
* Mother Earth 
*You Shook Me
16. I've Got The Music In Me



DOWNLOAD AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário