28 de jun. de 2020

RAUL SEIXAS - DOCUMENTO / 20 ANOS SEM RAUL SEIXAS (1998 / 2009)





28 de junho de 2020, se RAUL SANTOS SEIXAS estivesse vivo, completaria 75 anos de muitas histórias, sucessos, e muito mais. Mesmo que ele nos deixou no dia 21 de agosto de 1989, sua história ainda continua viva, e cada vez mais conquistando novos fãs, através de seus pais, amigos, famílias, que acompanharam a história de raul enquanto vivo, através de suas músicas e histórias. E hoje é um dia especial a ele, tendo a estréia do RAUL SEIXAS NA WEB nas redes sociais (facebook, instagram, twiter e youtube) que é feita pela família de raul, entre elas a filha VIVI SEIXAS (que hoje é dj reconhecida aqui no brasil), SYLVIO PASSOS que é fundador do fã clube RAUL ROCK CLUB, amigo de raul nos últimos anos de vida e ter o baú do raul guardado até hoje, e KIKI SEIXAS (ângela) que é mãe da vivi seixas e a terceira esposa do raul, além de cuidar dos direitos autorais das músicas de raul, além da família que permitiu para que todos nós pudesse ver pela primeira vez documentos, vídeos, e muitas coisas de raul que ainda não conhecemos. 
Como tamanha homenagem ao raul, trouxe aqui ao blog, esse disco (ou digamos um 2 em 1) é mais um registro do raul, depois de discos que foram lançados após a sua morte, como AS PROFECIAS de 1991 que trouxe a música ROCK DAS 'ARANHA' como novidade ao lado do MARCELO NOVA, RAUL VIVO de 1993 que é uma versão estendida do disco RAUL SEIXAS AO VIVO - ÚNICO E EXCLUSIVO de 1984 com faixas a mais (já postado aqui), O BAÚ DO RAUL de 1992, e SE O RÁDIO NÃO TOCA de 1994 que é o registro de um dos shows gravado ao vivo em brasília no ano de 1974. Lançado no ano de 1998 sob o nome de DOCUMENTO e depois em 2009 sob o nome de 20 ANOS SEM RAUL SEIXAS com uma música a mais que vai ser comentada aqui (e é desse disco que consta aqui), esse disco mostra diversas músicas que não entraram na discografia de raul, e algumas já conhecidas mas com novos arranjos diferentes da original.  
DOCUMENTO ou 20 ANOS SEM RAUL SEIXAS como disse, trazem músicas que foram gravadas entre os anos de 73, 74, 76 e 87, que não entraram nos discos, feitas pelo antigo produtor de raul nos discos que fizeram sucesso como KRIG-HÁ, BANDOLO! de 1973 até O DIA EM QUE A TERRA PAROU de 1977, MARCO MAZZOLA, que também foi amigo de raul. E esse disco foi lançado pelo selo, que também hoje é gravadora MZA DISCOS (no ano em que saiu o disco DOCUMENTO em 98, foi lançado em parceria com a universal music). Algumas delas são inéditas como a versão inglês do clássico TREM DAS 7 conhecido no disco GITA de 1974, sob o nome de MORNING TRAIN (tanto é que essa foi a música de divulgação para as rádios e programas de tv, tendo direito a um clipe com imagens inéditas) que teve uma nova roupagem, além de manter a voz de raul gravada na época. 
Antes de seguir com esse disco, a técnica que foi usada é a mesma das quais conheço de alguns tributos de outros artistas (alguns que constam aqui no blog e que já foram colocados) das quais é aproveitada apenas a voz do cantor como guia, e os arranjos são feitas por músicos de apoio na roupagem atual, e assim mantendo a mesma sonoridade da versão original. No caso da MORNING TRAIN, ela manteve a versão original dos instrumentos, acrescentando alguns efeitos e instrumentos a mais, sob os cuidados de MAZZOLA, já que não conseguiu encontrar o arranjador da época que ajudou nos discos do raul, o MIGUEL CIDRAS. E assim esse disco recebeu novos arranjos em todas as faixas que consta aqui. 
Voltando ao disco, há versões inéditas que ninguém conhecia antes e vou explicar agora, com exceção da MORNING TRAIN que já foi contada: 

* LOVE IS MAGIC que abre o disco, da qual teve a letra diferente, que na verdade foi censurada, antes de ser conhecida no compacto de 1976. 

* SE O RÁDIO NÃO TOCA já era conhecida por fazer parte da trilha sonora da novela O REBU de 1974, e aqui é apresentada pela primeira vez na voz de raul, gravada no mesmo ano tirada em uma das fita 7 1/2, como gravação demo, até aparecer depois numa versão ao vivo no disco SE O RÁDIO NÃO TOCA de 1994. 

* ROCKIXE também é outra conhecida através do disco KRIG-HÁ, BANDOLO de 1973, mas aqui é apresentada numa versão diferente, na mistura de rock e baião (técnica usada pelo raul no começo, que juntava LUIZ GONZAGA com ELVIS PRESLEY, seus dois ídolos) tendo a ver com a música LET ME SING LET ME SING que também aparece aqui com a nova roupagem sem alterações. 

* CHECK UP também é conhecida, mas através do disco A PEDRA DO GÊNESIS de 1988, e a versão que consta aqui é da primeira gravação dela que foi aproveitada. A letra da música foi censurada no ano de 1973, e não foi aproveitada a partir daí. Mas vale ressaltar que CHECK UP foi reescrita depois no ano de 1976 sob o nome de BRUXA AMARELA, composta pelo próprio raul e pelo paulo coelho, e foi dada para a RITA LEE para entrar no disco ENTRADAS E BANDEIRAS de 1976, sendo conhecida até hoje pela fase mais roqueira dela.  

* WHITE WINGS é a versão em inglês da clássica ASA BRANCA, conhecida pelo rei do baião e seu ídolo LUIZ GONZAGA. Essa gravação é inédita, que na verdade era pra ter entrado no disco UAH-BAP-LU-BAP-LAH-BÉIN-BUM! de 1987 mas acabou entrando nesse disco aqui. 

* ORANGE JUICE que é versão da clássica S.O.S. do disco GITA de 1974 (que muito antes era conhecida sob o nome de DISCO VOADOR com a letra diferente da que conhecemos, e que foi gravada pela dupla LENO & LILIAN nos anos 70) e FOOL´S GOLD que também é versão da clássica OURO DE TOLO do disco de 1973, também tiveram o mesmo tratamento igual o da música MORNING TRAIN (TREM DAS 7). A diferença maior era que essas duas músicas foram gravados na época para que aparecesse em algum disco ou compacto para ser lançado lá fora, assim como aconteceu com as músicas METAMORFOSE AMBULANTE e OURO DE TOLO cantadas em espanhol, que apareceram no disco O BAÚ DO RAUL de 1992, que seria o mesmo caso. 

* FAÇA, FUCE, FORCE fazia parte de uma das gravações demos do raul, não se sabe o ano específico original, mas foi aproveitada aqui com novos arranjos, num estilo mais blues. 

* As músicas HOW COULD I KNOW, LET ME SING LET ME SING, o medley BLUE MOON OF KENTUCKY / ASA BRANCA e É FIM DE MÊS são as mesmas que conhecemos, tendo alterações apenas nos arranjos. Com exceção de É FIM DE MÊS que ficou numa versão remix (utilizada na época, em 98), que teve a introdução com o choro da VIVI SEIXAS quando tinha apenas um mês, no ano de 1981, e essa gravação fazia parte de uma das fitas que raul gravou na época em um gravador.  

DOCUMENTO foi bem reconhecido e teve boas vendas nas lojas, dando o direito de lançar também a fita vhs RAUL SEIXAS TAMBÉM É DOCUMENTO - VOLUME 1 que foi lançado no mesmo ano, com apenas 30 minutos com registros inéditos de raul extraídas de imagens nunca vistas. 
Aí em 2009 viria o disco ou então kit 20 ANOS SEM RAUL SEIXAS que foi lançado em 2009 (ano que completaria os 20 anos que raul nos deixou) que trazia o mesmo conteúdo do disco DOCUMENTO de 1998, além do dvd com o mesmo RAUL SEIXAS TAMBÉM É DOCUMENTO que foi lançado em vhs. E dessa vez trazia a música inédita chamada GOSPEL que foi gravado no ano de 1974, tendo novos arranjos também. 
Na verdade, GOSPEL foi conhecida na trilha sonora do disco O REBU de 1974, da qual raul e paulo coelho fizeram a trilha da novela por inteiro, e essa música foi cantada pela cantora SONIA SANTOS. Só que a versão que foi colocada aqui seria a primeira, da qual foi censurada na época, tendo então que fazer alterações na letra, e recebeu o nome de POR QUÊ? da qual foi conhecida na trilha da novela. O nome GOSPEL era provisório, e foi gravado numa versão demo, antes mesmo das alterações, da maneira que raul fazia antes mesmo de ser gravado no estúdio, e acabou aparecendo nesse disco de 2009 com novos arranjos e com a letra que ninguém conhecia. Por isso, o conteúdo que consta aqui é do disco 20 ANOS SEM RAUL SEIXAS de 2009 onde teve apenas essa como inédita, enquanto as outras faixas (da faixa 2 até a 14) são as mesmas do disco DOCUMENTO de 1998.  
Pra fechar, DOCUMENTO ou 20 ANOS SEM RAUL SEIXAS é um dos discos importantes de raul, mesmo lançado depois da sua morte, porque traz mais histórias que ninguém conhecia, das quais fazem parte do seu baú, que foram guardados até hoje. E além desse disco, outros mais apareceram, e em breve estarão presentes aqui no blog. 



01 - gospel (versão original da música POR QUE?) 
02 - love is magick 
03 - morning train (trem das 7)
04 - faça, fuce, force 
05 - blue moon of kentucky / asa branca 
06 - orange juice (S.O.S.)
07 - check up 
08 - how could i know 
09 - rockixe 
10 - white wings (asa branca)
11 - fool´s gold (ouro de tolo)
12 - let me sing, let me sing
* música incidental: tutti-frutti
13 - se o rádio não toca 
* música incidental no final: al capone 
14 - é fim de mês 




DOWNLOAD AQUI



5 comentários:

  1. aniel Skiter, estes 2 álbuns da banda "Pholhas" : Pholhas - Memories (1980) & Pholhas (1982) estão praticamente impossíveis de se encontrar, não é?

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente é dificil de encontrar esses dois discos dos pholhas com a melhor qualidade. Baixei em outro blog com a qualidade ruim, mas no entanto não dá pra fazer nada pra mudar na mixagem dos dois, porque ja foi gravado na maneira que tá. Por isso não tenho respondido porque estive a procura até agora, e não encontrei com a melhor qualidade, e também não consegui melhorar nos dois. Peço mil desculpas.

    ResponderExcluir
  3. 31 ( TRINTA E UM ) ANOS SEM RAUL SEIXAS, CONTUDO MESMO O ROCK DE RAUL
    ROCK SEIXAS, VIVE !!!
    o rock a música, a ideia a energia , nenhuma espada pode atingir.

    ResponderExcluir