12 de mai. de 2020

ODAIR JOSÉ - DIA 16 (2015)




Depois de muitos anos de sucesso ao ingressar pela música romântica, onde no começo era abordado como cantor de música brega (ou cafona) onde trouxe clássicos como UMA VIDA SÓ (PARE DE TOMAR A PÍLULA), VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR, CADÊ VOCÊ, QUE SAUDADE DE VOCÊ, A NOITE MAIS LINDA DO MUNDO (FELICIDADE) entre outros no período de 70 a 76, e aí trouxe o emblemático O FILHO DE JOSÉ E MARIA no ano de 1977 onde mostrou a sua ópera rock rejeitada por muitos fãs naquela época (e sendo reconhecido muitos anos depois), até então mostrar o lado romântico que durou anos, de 1978 até 2012 digamos isso, ODAIR JOSÉ mudou a página e decidiu voltar as origens. foi a partir do tributo VOU TIRAR VOCÊ DESSE LUGAR lançado em 2005 que o reconhecimento pelas obras do odair começou a falar mais alto, onde teve mais fãs agora de todas as idades, desde os jovens até os mais velhos, ou pode se dizer, roqueiros. aí, em 2013 odair reviveu o disco O FILHO DE JOSÉ E MARIA que foi lançado originalmente no ano de 1977, na virada cultural que teve em são paulo, e o resultado foi incrível, resultando na gravação em cd e em dvd que veio em 2014. com tudo isso, odair entrou em estúdio para gravar um disco novo, depois do disco PRAÇA TIRADENTES de 2012, e veio a ideia de fazer um disco com o estilo rock nacional de garagem, o que nunca foi feito nos discos anteriores. e assim veio o disco DIA 16, que é o primeiro disco mais roqueiro da carreira de odair, e foi lançado pela SARAVÁ DISCOS (gravadora independente do cantor ZECA BALEIRO que é fã e amigo do odair). 
como diz no próprio título e também na capa do disco, DIA 16 se refere ao dia do nascimento do odair (que foi no dia 16 de agosto de 1948), e o interessante fica na capa em que mostra diversos fatos históricos e conhecidos que aconteceram no dia 16 em diversos anos. e como disse, DIA 16 é o primeiro disco rock n´ roll do odair onde traz 12 músicas com guitarras, que aborda todos os tipos do rock, como o folk rock, country americano, que lembra os estilos do AC/DC com BOB DYLAN (onde veio a inspiração do odair no começo da carreira, lá no final dos anos 60), ROLLING STONES entre outros. e como destaque veio a faixa título DIA 16 que teve clipe, e teve boa repercussão. além dessa, há outras boas como ENCONTRO, FERA, ME DESCULPE, A MOÇA E O VELHO, entre outros mais. 
só que há uma coisa: quando o DIA 16 foi lançado, os fãs do odair ficaram divididos, porque boa parte queria que ele continuasse a fazer os discos na linha romântica como tem feito no passar dos anos, ou pode se dizer que ele era bom no começo dos anos 70 até 90 e depois disso não fez mais nada de bom (o meu pai é um deles, que não concorda com a mudança do odair), e outros aprovaram a mudança, e ainda se mantém como fãs até hoje. mas isso era apenas o começo da nova fase do odair.  



01 - dia 16 
02 - encontro
03 - fera
04 - a moça e o velho
05 - me desculpe
06 - sem compromisso
07 - lembro
08 - começar do zero
09 - morro do vidigal
10 - deixa rolar
11 - sai de mim 
12 - cores 



DOWNLOAD AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário