16 de jun. de 2024

VIVA CAZUZA (VÁRIOS ARTISTAS) (REMIXADO / REMASTERIZADO) (1992)




Três meses depois após a morte do lendário CAZUZA (no dia 7 de julho de 1990), diversos artistas de vários estilos que eram próximos e também amigos do cazuza, se reuniram na PRAÇA DA APOTEOSE no rio de janeiro para fazer o show em tributo a ele, sob o nome de VIVA CAZUZA (nome que dá título a esse disco) e a renda desse show era destinada ao HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFFRÉE & GINLE, que era referente a AIDS que era muito forte naquela época, o que vitimou artistas como o próprio cazuza, FREDDIE MERCURY no ano seguinte e RENATO RUSSO em 1996. e além desse show veio o nascimento da SOCIEDADE VIVA CAZUZA que mantém até hoje. 
nesse show foram reunidos vários artistas conhecidos de várias gerações, como LÉO JAIME, KID ABELHA, CAETANO VELOSO, LULU SANTOS, BARÃO VERMELHO, entre outros mais, interpretando diversos clássicos do cazuza. 
há destaques maiores nesse tributo, como o BARÃO VERMELHO que foi a banda que trouxe cazuza ao reconhecimento e ao sucesso antes de seguir a carreira solo, tocando as músicas MAIOR ABANDONADO que abre o disco, e PRO DIA NASCER FELIZ, ambas consagradas na voz de cazuza. e também foi forma de um tamanho agradecimento, porque mesmo depois da saída de cazuza na banda, ROBERTO FREJAT manteve a amizade até o fim. também PONTO FRACO que foi interpretada pelo PAULO RICARDO, que nesse ano estava (e agora está fazendo novamente) em carreira solo depois da sua saída da banda RPM. artistas da mpb também estiveram presente como EMILIO SANTIAGO cantando TODO AMOR QUE HOUVER NESSA VIDA, também BEBEL GILBERTO com PRECISO DIZER QUE TE AMO que foi conhecida pela voz da MARINA LIMA (que também participa no show), LEILA PINHEIRO com a música AMOR AMOR e também MAIS FELIZ que foi bem conhecida com a ADRIANA CALCANHOTTO anos depois. por fim, CAETANO VELOSO interpretando TODO AMOR QUE HOUVER NESSA VIDA, e FAGNER com a música COMPLETAMENTE BLUE. 
dando continuidade, nesse show também trouxe artistas da geração do rock nacional anos 80 como LÉO JAIME, KID ABELHA, LULU SANTOS, SANDRA DE SÁ que foi uma das integrantes a fazer parte do coro de voz nos discos do cazuza e MARINA LIMA cantando a música IDEOLOGIA. também incluiu a banda TELEFONE GOL que era desconhecida e não tem nenhum registro gravado até hoje, mas contava com o integrante DÊ PALMEIRA que fez parte do barão vermelho nos primeiros anos (entre 81 a 85 quando o cazuza era vocalista nesse período), e tocaram a música ROCK N´ GERAL. e por fim, o que mais destacou foi a belíssima interpretação de RENATO RUSSO na música não conhecida, mas dita pelo renato como "a última música do último lado do último disco de cazuza" (que era a BURGUESIA que foi lançado em 1989 antes da morte), chamada QUANDO EU ESTIVER CANTANDO, dando sequência a citação da música ENDLESS LOVE conhecida pelo LIONEL RITCHIE e a diva DIANA ROSS, da qual renato descreve como a música que cazuza mais gostava de ouvir. e pra fechar, todos se reúnem pra cantar a música BRASIL que era, e ainda é, um grito de guerra pelo cazuza, tanto é que foi regravada pela GAL COSTA, e o contexto que traz a música é a mesma nos dias de hoje. 
um detalhe muito importante tanto nesse disco quanto no show: além desses que foram relacionados e que participaram no show, também teve outros mas como participação, ou só assistiram. e uma delas, a BABY CONSUELO participou no show, acho que cantou alguma música, mas não aparece no disco. mas deu destaque na voz na participação com todos os artistas na música BRASIL. além dela, contou com a DULCE QUENTAL, JOÃO PENCA (do grupo JOÃO PENCA E SEUS MIQUINHOS ADESTRADOS), HANOI HANOI, ORLANDO MORAIS e HERÓIS DA RESISTÊNCIA, banda que era liderada pelo LEONI (após deixar o kid abelha). 
esse disco só foi lançado no ano de 1992 mostrando como foi feito esse show em homenagem ao cazuza, tanto que foi lançado em lp, fita cassete e em cd. na versão em cd foi acrescentada mais 3 faixas bônus (PRO DIA NASCER FELIZ, COMPLETAMENTE BLUE e ROCK N´ GERAL) que não foi colocada nas versões em lp e em fita cassete por motivo do tempo permitido dos dois, que era no máximo até 46 minutos. 
tanto é que esse disco até hoje é muito difícil de encontrar por aí, nem mesmo pela internet não acha. houve sim um tempo que tinha, mas hoje não encontra mais, e agora está aqui pra quem estava a procura. 



OBSERVAÇÃO: A versão em cd constava com a qualidade totalmente baixa que desde então nunca foi relançado e muito menos remasterizado. Eu tive que fazer os ajustes novamente, agora com a qualidade muito melhor do que foi feito anteriormente, com um som mais nítido, porque na versão em cd estava um pouco abafado. E quanto a questão do volume, ficou mais alto do que antes, em todas as faixas. 



01  BARÃO VERMELHO - maior abandonado
02  CAETANO VELOSO - todo amor que houver nessa vida
03  LULU SANTOS - beth balanço
04  LÉO JAIME - down em mim 
05  PAULO RICARDO - ponto fraco 
06  LEILA PINHEIRO - amor amor / mais feliz  
07  EMILIO SANTIAGO - codinome beija-flor
08  MARINA LIMA - ideologia 
09  RENATO RUSSO - quando eu estiver cantando 
* música incidental: endless love 
10  SANDRA DE SÁ - blues da piedade 
11  BEBEL GILBERTO - preciso dizer que te amo
12  KID ABELHA - de quem é o poder 
* música incidental: with or without you 
13  FAGNER - completamente blue * 
14  TELEFONE GOL - rock n´ geral * 
15  BARÃO VERMELHO - pro dia nascer feliz *  
16  TODOS (incluindo BABY CONSUELO, DULCE QUENTAL, JOÃO PENCA, HERÓIS DA RESISTÊNCIA e HANOI HANOI) - brasil 


* faixas bônus incluídas somente na versão em cd. 



DOWNLOAD AQUI (NOVO LINK)



Um comentário:

  1. Parabéns por postar este disco Viva Cazuza procurava a anos este CD e nunca encontrava pra mim é o melhor tributo que fixeram pro Cazuza posta pra nós o CD Joe Cocker Unplugged MTV e o Dary Hall e Hpnh Oates Unplugged são clássicos também.

    ResponderExcluir