23 de fev. de 2020
URIAH HEEP - INNOCENT VICTIM (EXPANDED DELUXE EDITION) (1977)
Antes de acabar o ano de 1976 de forma conturbada, a banda URIAH HEEP passava numa fase difícil, tendo que demitir o vocalista DAVID BYRON após inúmeras vezes que o limite da bebida ultrapassava e chegava a atrapalhar a performance da banda em diversos shows. com isso, DAVID BYRON saiu da banda e a partir daí deu início a sua carreira solo que duraria até 1984, ano que ele faleceu. além dele, houve a saída do baixista JOHN WETTON alguns meses depois. a partir daí, a banda saiu a procura de um baixista e de um vocalista, até encontrar TREVOR BOLDER que era baixista da banda do camaleão DAVID BOWIE, a THE SPIDERS FROM MARS. e quanto a questão de achar um vocalista, houve audições com diversos já conhecidos e que saíram de algumas bandas, entre eles o DAVID COVERDALE que nesse tempo tinha saído do DEEP PURPLE. mas a vaga acabou ficando para o JOHN LAWTON que nesse ano foi demitido da banda LUCIFER´S FRIEND e também havia deixado o grupo vocal THE LES HUMPHRIES SINGERS após o sucesso da música SINF SANG SONG. com isso, a nova fase da banda começava por aí, agora com o john lawton nos vocais, trevor bolder no baixo, MICK BOX nas guitarras, KEN HENSLEY nos teclados, guitarras e backing vocal, e LEE KERSLAKE na bateria e backing vocal.
com esse novo time, o que a partir daí foi chamado como a era LAWTON, gravaram apenas 3 discos de estúdio, e duraria por 3 anos até então a saída de john lawton da banda por alguns desentendimentos, fato que vai ser explicado mais pra frente. mas vamos começar por esse aqui, que foi gravado no estúdio assim que houve a entrada dos dois, trevor bolder e john lawton. INNOCENT VICTIM foi lançado em 1977, sendo o primeiro com o lawton nos vocais. pra quem acreditava que poderia ser a mesma coisa como na era BYRON nos primeiros anos, que houve os clássicos discos DEMONS AND WIZARDS, LOOK AT YOURSELF, MAGICIANS BIRTHDAY, VERY EAVY VERY UMBLE entre outros, perceberam uma tamanha mudança, que gerou muitas críticas por causa disso (tal fato é que até hoje existe o velho ditado que sempre o primeiro vocalista de uma banda conhecida ou não, é o melhor de todos, ou talvez o segundo...), mas esse disco teve uma mesma linha dos discos anteriores. a diferença maior é pela tamanha técnica de voz que john lawton tinha e que era diferente do david byron que conhecemos, mas não adianta rebater por isso, que depois no passar dos anos, todos deram a importância dos dois, da qual hoje pode dizer que byron e lawton foram os melhores vocalistas lendários da banda, não desmerecendo o BERNIE SHAW que está na banda desde 1987.
enfim, esse disco aqui trouxe de cara o sucesso FREE ME que é lembrado até hoje, além de FREE 'N' EASY com a pegada bem pesada num duelo de guitarras entre mick box e ken hesley. e aí vem outras boas como CHEAT 'N' LIE, FLYIN' HIGH, KEEP ON RIDIN', THE DANCE, e assim vai. não descartando uma delas, a ILLUSION que é uma das faixas que gosto, mas fica a desejar porque no final dela, existe uma introdução para uma próxima música que seria a MASQUERADE que foi retirada do disco, mas aparece em um dos singles lançados no mesmo ano sem a cuja introdução que aparece no final de ILLUSION. tanto é que essa versão aparece na edição remasterizada de 1997 desse disco.
nessa edição desse disco que faz parte da coleção EXPANDED DELUXE EDITION, trouxe 6 faixas bônus com algumas músicas que fizeram parte de alguns singles e versões alternativas que não apareceu em nenhum disco. como foi dito antes, a música MASQUERADE que ficou fora do disco, aparece aqui juntamente com a ILLUSION que teve a cuja introdução cortada no final, e aqui é apresentado com as duas músicas juntas pra mostrar como era exatamente pra ser colocado no disco. daí vem THE RIVER que foi como lado b em um dos singles, PUT YOUR MUSIC WHERE YOUR MOUS IS que não apareceu em nenhum disco, e por fim 3 faixas ao vivo gravadas no ano de 1979 durante a turnê na europa para o disco FALLEN ANGEL que saiu um ano antes. e na verdade essas 3 faixas ao vivo provavelmente era pra ser colocado no então disco LIVE IN EUROPE 1979 lançado em 1986, mas ficou fora por algum motivo. o mesmo acontece na edição remasterizada do disco LIVE IN EUROPE 1979 lançado no ano 2000 que ficou fora, e é bem provável que essas faixas foram gravados em NEWCASTLE, o que ficou fora na edição especial, da qual teve as gravações que não ficaram perfeitas devido a algumas falhas na gravação.
01. Keep on Ridin'
02. Flyin' High
03. Roller
04. Free 'n' Easy
05. Illusion
06. Free Me
07. Cheat 'n' Lie
08. The Dance
09. Choices
Bonus tracks:
10. Illusion/Masquerade (Full unedited version)
11. The River
12. Put Your Music Where Your Mous Is (Previously unreleased)
13. Cheat 'n' Lie (Alternative live version)
14. Free Me (Alternative live version)
15. Free 'n' Easy (Alternative live version)
DOWNLOAD AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário