3 de mai. de 2020
RAULZITO E OS PANTERAS - RAULZITO E OS PANTERAS (REMASTERIZADO) (1968)
Há 50 anos atrás era lançado esse primeiro disco super importante do maluco beleza RAUL SEIXAS nos primórdios quando contava com uma banda, que teve seu início com o nome de THE PANTHERS, trocando depois para RAULZITO & THE PANTHERS, até então se tornar como RAULZITO E OS PANTERAS em meados dos anos 60. mas a história não começa bem por aí.
RAUL SANTOS SEIXAS nasceu no dia 28 de junho de 1945 na bahia, exatamente numa década que era recheada com músicas da era da velha guarda, até então ver o início do rock and roll na década de 50 onde surgiu o rei do rock ELVIS PRESLEY, até então conhecer também o rei do baião LUIZ GONZAGA. uma prova disso está na introdução do disco KRIG-HÁ, BANDOLO! em que raul com seus 9 anos de idade já cantava a música GOOD ROCKIN´ TONIGHT (tendo seu nome creditado como RAUL VARELLA SEIXAS, que na verdade era o nome do seu pai) e foi exatamente por aí que raul teve o maior interesse em se aventurar pela música, do que se dedicar aos estudos, tendo o sonho de formar uma banda de rock e ser reconhecido a partir daí. e raul fez isso, a partir da década de 60 onde formou a banda THE PANTHERS que era dedicado as releituras do rock dos anos 50, além de algumas pitadas do luiz gonzaga, como mostra em uma das amostras do disco O BAÚ DO RAUL de 1992 num medley quando a banda se apresentou na tv itapoan em 1964, onde fez essas releituras, juntando com a música MULHER RENDEIRA. com o tamanho resultado, a banda trocaria o nome para RAULZITO E THE PANTHERS, chegando a gravar alguns demos que ficaram arquivados. mas foi a partir daí no ano de 1967 que a banda ganharia um reconhecimento (um pouco) maior, quando assinaram o contrato com a gravadora ODEON (a mesma EMI-ODEON, atualmente universal music). nesse ano, a banda passou a ter o nome como RAULZITO E OS PANTERAS, tendo essa formação: RAULZITO nos vocais e guitarra, MARIANO no baixo, ELÁDIO nas guitarras e CARLEBA na bateria. com isso a banda entraria nos estúdios e assim gravariam o primeiro e único disco, principalmente a ter orquestras (que era muito usado para a maioria dos artistas para os seus discos gravados) e com composições próprias, além de duas versões já conhecidas. e esse disco foi lançado no ano em que a jovem guarda era uma febre, originalmente no ano de 1968, apesar que a banda também foi considerada a ser uma das bandas pouco conhecida nessa fase. e assim o disco teve as músicas ME DEIXA EM PAZ, O DORMINHOCO, TREM CENTO E TRÊS que fazem destaque, além das músicas UM MINUTO MAIS que é versão da música I WILL (sendo que 1 ano mais tarde foi regravada pelo LENO (que fazia parte da dupla LENO & LILIAN) no seu primeiro disco de estréia) e VOCÊ AINDA PODE SONHAR que é versão da clássica LUCY IN THE SKY WITH DIAMONDS conhecida pelos BEATLES, além de outras faixas que são boas como TRISTE MUNDO, BRINCADEIRA, PORQUE? PRA QUE?, e assim vai.
após essa gravação do disco, a banda fez alguns shows sem tamanho resultado, mas despertou interesse para o cantor JERRY ADRIANI que procurava uma banda de apoio para as apresentações, e foi a partir daí que veio a amizade entre raul e o jerry adriani (que se tornaria o seu compade, como raul chamava), tendo então uma nova história.
infelizmente, o disco de estréia não obteve muito resultado, por causa da gravadora que não fez a questão em divulgar a banda, principalmente em ter alguma música que se tornasse um sucesso. com isso, a banda se desfez, e cada um foi pro seu lado. mas nisso, só raul teve tamanha sorte.
como raul teve amizade com jerry adriani, a próprio convite dele, raul passaria para a gravadora CBS (atual sony music) para trabalhar como produtor musical, além de fazer composições para os artistas que faziam parte do cast da gravadora, em especial o jerry adriani. além de jerry, teve também o LENO que também se tornaria próximo de raul.
para raul, estava sendo bom até demais em fazer composições para vários artistas como JOSÉ ROBERTO, RENATO E SEUS BLUE CAPS, DIANA, ODAIR JOSÉ, LENO, JERRY ADRIANI, e entre outros até então no ano de 1971, raul teve a ideia de fazer um projeto meio louco, aproveitando as férias do presidente da gravadora, sem imaginar o tamanho do problema que viria depois. mas aí já é outra história a ser contada para o trabalho seguinte, que é o projeto SOCIEDADE DA GRÃ-ORDEM KAVERNISTA APRESENTA SESSÃO DAS DEZ.
voltando a falar desse primeiro disco de raul, o RAULZITO E OS PANTERAS, esse disco teve poucas vendagens no geral, fazendo desaparecer do mercado anos depois, mas chegou a reaparecer entre os anos de 1984 e 1989 com algumas mudanças na capa, como está aqui por exemplo que é a versão 1989, relançada no mesmo ano em que raul partiria para o céu no dia 21 de agosto, creio eu que esse relançamento apareceu depois dessa data. e finalmente apareceu na versão em cd pela primeira vez em 1993 que foi por tempo limitado (e eu tive essa versão), até se tornar raro. mas anos depois foi relançado em meados do ano 2000 com a qualidade melhor e remasterizada, como está aqui (e é essa versão que tenho agora, já que desfiz da anterior).
um detalhe bem curioso também: esse disco originalmente foi lançado no início de 1968, mas na capa original dizia que era em 1967, tendo a contracapa com o ano certo, o que causou uma confusão, até ser corrigida nas versões seguintes, que viria com uma tarja dizendo 1° LP DE RAUL SEIXAS, ou PRIMEIRO DISCO DE RAUL SEIXAS na versão em cd.
01 - brincadeira
02 - por quê? pra quê?
03 - um minuto mais (i will)
04 - vera verinha
05 - você ainda pode sonhar (lucy in the sky with diamonds)
06 - menina de amaralina
07 - triste mundo
08 - dê-me tua mão
09 - alice maria
10 - me deixa em paz
11 - trem 103
12 - o dorminhoco
DOWNLOAD AQUI (NOVO LINK)
Daniel, incansável Daniel Skiter, monster of music, eu poderia mandar minha mensagem de natal em quaisquer comentários de quaisquer postagens, porém pra mim é muito mais apropriado aqui em RAULZITO,: DESEJO A VOCÊ & FAMÍLIA UM FELIZ NATAL : HAPPY XMAS. !!!
ResponderExcluirPerfeito!¡! Belíssima postagem, obrigado.
ResponderExcluirPerfeito!¡! Belíssima postagem, obrigado.
ResponderExcluirO link está quebrado
ResponderExcluirO link não está funcionando
ResponderExcluirAdoro essa canção, meu sobrinho Yuri Padial dedicou para mim.
ResponderExcluirraulzimdimaio@gmail.com - vem bem vindo dizer, depois de 2 anos desta postagem Raulzito e os Panteras, só agora me lembrei de PEDIR, ao Amigo Daniel Skiter, a postagem do disco THILDO GAMA - Conexão Raul Seixas 1992. ao "sucesso aqui vou eu ", abs.
ResponderExcluir